Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A pedagogia de Célestin Freinet

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
educação
Faculdade
Uniasselvi

Informações do trabalho

Tatiane A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
4 páginas
Nível
avançado
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. A pedagogia de Célestin Freinet

?A pedagogia de Célestin Freinet? refere-se na maneira como esse pensador via a educação, à frente de seu tempo, era contra os livros didáticos, apostilas e na maneira como eram formados os professores. Criou e adotou vários métodos de ensinar seus alunos, foi o autor das ?Invariantes? que eram trinta pontos em que ele resumiu sua pedagogia. Dava prioridade ás experiências diferentes, mas, não dispensava as aulas teóricas para sistematizar os conhecimentos adquiridos nas suas atividades.

Com certeza muitos professores utilizam ou já utilizaram uma das técnicas de Célestin Freinet sem se quer saber de onde elas vieram. Qual o professor que nunca fez ou ouviu falar de uma aula passeio? Ou então de um mural de recados, colocado no pátio da escola? Como essas idéias, Freinet criou muitas outras que nos auxiliam no trabalho de ensinar, não o ?ensinar? apenas conteúdos, mas, também ensinar sentimentos, cooperação, comunicação, o direito de livre expressão, e tantos outros ideais em que ele acreditava
A Pedagogia de Freinet é um método natural de ensinar, consiste em inserir os alunos no significado do meio ambiente para aprender os conceitos interdisciplinares através das experiências vividas com a terra, a água, os animais e as plantas. Para isso Freinet utilizava muitas técnicas.
A pedagogia Freinet espera que a criança aprenda através das experiências e do contato com a terra, os animais, e plantas adquirindo conhecimento teórico e prático sobre os conceitos científicos e morais. Célestin Freinet criou vários métodos para tornar suas aulas mais atrativas, pois, achava que o interesse da criança estava do lado de fora das salas de aula.

[...] reunião de textos, poemas, desenhos ou pinturas que expressavam como as crianças viam as aulas e a vida. Fichário de consulta: que colocava á disposição das crianças vários exercícios destinados á aquisição de conhecimentos sobre ortografia, cálculos, história, ciências, e outros conteúdos. Plano de trabalho: era o método como seriam realizados os estudos da semana, tendo como ponto de partida o currículo escolar os estudantes definiam as estratégias do trabalho se seria em grupo, em dupla ou individual. E depois anotavam o desenvolvimento das atividades em fichas. [...]


[...] por MÜLLER, pg.52) Freinet sempre considerou a criança centro de sua própria educação. Assim cada atividade era um trabalho lúdico e criativo, decidido e organizado coletivamente pelos estudantes. O principal era valorizar a livre expressão dos alunos motivando-os a partir do que se considera necessidades vitais do ser humano: criar, se expressar, se comunicar, viver em grupo, ter sucesso, agir, descobrir e se organizar. Seguindo essas condições qualquer escola que fosse formaria cidadãos autônomos e cooperativos CONCLUSÃO A pedagogia Freinet espera que a criança aprenda através das experiências e do contato com a terra, os animais, e plantas adquirindo conhecimento teórico e prático sobre os conceitos científicos e morais. [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas