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A percepção da importância dada às disciplinas da grade curricular pelos alunos do curso de graduação

Informações sobre o autor

Cia. Vale do Rio Doce - Esso Brasileira de Petróleo
Nível
Especializado
Estudo seguido
Universidad...

Informações do trabalho

Michael Dias C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
13 páginas
Nível
Especializado
Consultado
18 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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5
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  1. Os graduandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná percebem a importância das disciplinas do curso de graduação que freqüentam?

O profissional da área contábil sempre teve ótimas perspectivas com relação ao futuro da profissão, já que a contabilidade tem suas atividades ligadas aos mais diversos segmentos existentes de negócios. A vantagem da atividade e, conseqüentemente, do profissional contábil advém do fato de ele entender os inter-relacionamentos que há entre as diversas áreas operacionais das empresas. Não obstante a estas boas perspectivas, existem aspectos relacionados à formação do contabilista que não estão acompanhando as mudanças econômicas decorrentes da recente globalização. Segundo Albrecht e Sack (2000), vários líderes na área contábil consideram a atual estrutura da educação contábil desatualizada e com necessidade de mudanças significativas.
Na segunda metade do século XX, poucas mudanças ocorreram no conteúdo ministrado pelos educadores profissionais de contabilidade e, no início do século XXI, não restam dúvidas de que estes conteúdos não são mais totalmente adequados para os futuros profissionais. Há uma grande diferença entre o que é ensinado pelos educadores e o que é feito na prática pelos contadores já graduados.
São diversos problemas que podem ser enumerados nesta seara, dentre os quais podem ser citados os da obra de Williams (1991), o qual cita que o curso não atrai mais alunos de qualidade em número suficiente para suprir a demanda do mercado; o atual currículo perdeu a sua importância e o curso não está desenvolvendo no aluno as habilidades e atributos necessários ao aprendizado e, conseqüentemente, ao desempenho da profissão.
O objetivo principal da pesquisa é analisar a percepção para os alunos da importância das disciplinas que compõem a grade curricular do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFPR. Os objetivos específicos são identificar as opiniões com relação a experiências profissionais anteriores ao curso de graduação, expectativas futuras acerca da atividade profissional e identificar a percepção da importância de conhecimentos adicionais, como os de línguas estrangeiras no futuro exercício da profissão contábil.
O atual conteúdo do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFPR é composto de trinta disciplinas, divididas entre as diversas áreas ligadas direta e indiretamente ao trabalho do contador. Dentre elas, dezessete estão diretamente ligadas à contabilidade e as outras treze estão ligadas a áreas afins, tais como Sociologia, Direito, Administração, Economia, Informática, Estatística etc. De acordo com Oliveira Neto et al (2001), nos anos de 1984 e 1994, ocorreram as duas últimas reformas no currículo dos cursos de graduação de Ciências Contábeis no Brasil, sendo que a primeira não se importou com o tema da tecnologia para a grade do curso. Já a mudança ocorrida em meados da década de 1990 incluiu a disciplina de Informática, haja vista que o computador já começava a se tornar indispensável nas grandes empresas e começava a se tornar mais comum também nas residências.
Este novo fato gerou a necessidade de especialização num novo tema: informática. As outras disciplinas não sofreram nenhum tipo de alteração significativa, embora pudessem ter a sua didática beneficiada pelo advento da informática nas universidades. Surgiram problemas que culminaram com a total falta de concordância entre os freqüentadores das universidades e os profissionais contábeis, problemas estes que eram decorrentes do abismo que foi criado pelo impacto da informatização do trabalho do profissional contábil e que as universidades, embora tenham efetuado alterações em seus currículos, não acompanharam.

[...] As expectativas com relação aos profissionais da área contábil que entram no mercado de trabalho têm aumentado nos últimos anos pela estabilização da economia e da moeda brasileira, o que faz com que a figura do contador possa ser desvinculada daquela de mero recolhedor de impostos e passe a figurar definitivamente como um membro da administração. Os respondentes demonstraram ter ciência deste fato por admitirem que, no contexto político e econômico atual, possui total importância para o pleno acesso a boas oportunidades o conhecimento de idiomas estrangeiros. [...]


[...] Adicionalmente a isto, a importância que os respondentes deveriam dar às matérias mais ligadas ao setor privado, tais como Contabilidade Gerencial, Contabilidade Empresarial, Controladoria ou Auditoria deveria ser menor se comparada com Contabilidade Pública, já que tantos graduandos afirmaram ter a intenção de atuar no setor público. Na segunda parte do questionário, foi solicitado aos respondentes que atribuíssem notas (zero para a menor e dez para a maior) para todas as disciplinas da atual grade curricular do curso de Ciências Contábeis. [...]


[...] Um ponto em que as médias atribuídas a cada disciplina não possuem correlação com as respostas da seção inicial do questionário é com relação à área em que pretendem atuar após a conclusão do curso de graduação. Os alunos, em sua maioria, responderam que tinham o objetivo de atuar na área pública. No entanto, a média atribuída pelos respondentes à disciplina de Contabilidade Pública foi de 8,68, indicando mais de um ponto abaixo da maior média entre todas as disciplinas. [...]

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