Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A prática educativa: como ensinar

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
Pedagogia

Informações do trabalho

Roana L.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
5 páginas
Nível
Para todos
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário

Apesar de chegarmos a conclusão de que o êxito do processo de aprendizagem depende da atenção à diversidade, é preciso levar em consideração uma série de princípios psicopedagógicos em torno da concepção construtivista da aprendizagem que são determinantes para estabelecer referências e critérios para a análise da prática e da intervenção pedagógica.
Esta concepção propõe que a nossa estrutura cognitiva é composta de uma rede de ?esquemas de conhecimento?, que representam o que uma pessoa possui em um determinado momento de sua existência, sobre um processo de aprendizagem. Esta rede é formada pelo conhecimento prévio do aluno até um dado momento e seus níveis de desenvolvimento, na construção de um conhecimento atual, que se dá a partir da comparação entre o que o aluno já possuía de conhecimento e o que está sendo proposto, a partir daí, ele faz uma análise e julga procedente ou não as respostas. Caso o aluno julgue que este novo conhecimento é coerente com o que ele já possuía, diz-se que sua aprendizagem é significativa, pois ele consegue entender o conhecimento que lhe é proposto. Caso o aluno julgue incoerente esta nova informação, que ele não consiga fazer uma ligação entre o nível de desenvolvimento, o conhecimento prévio e o conteúdo que lhe está sendo proposto, esta aprendizagem é superficial, e assim, poderão ser facilmente esquecidas. Se o aluno, ao balancear as informações, elas estiverem no limite entre o coerente e o incoerente, a aprendizagem é mecânica, pois não há motivação para com o conteúdo.
Cabe ao professor analisar a proposta de ensino que está sendo trabalhada e identificar o limite pessoal de cada aluno, para que se conclua que o ensino deve estabelecer vínculos essenciais entre o conteúdo proposto e os conhecimentos prévios dos alunos. Quando se atinge estes objetivos, a intervenção pedagógica se adapta ao processo de construção do conhecimento do aluno, e vai criando ?Zonas de Conhecimento Proximal? (Vygotsky, 1979), e assim vai ajudando os alunos a percorrê-las.
A compreensão do conceito construtivista parte da complexidade intrínseca dos processos de ensinar e aprender e de sua potencialidade para explicar o crescimento das pessoas.

[...] Estes grupos são de naturezas diferentes, como se pode ver a seguir: Valores são princípios ou idéias éticas que permitem às pessoas emitir um juízo sobre as condutas e seu sentido. Exemplo: solidariedade. Adquire-se um valor quando este foi interiorizado e quando foram elaborados critérios para tomar posição frente àquilo que deve ser positivo ou negativo. Atitudes são tendências ou predisposições relativamente estáveis das pessoas e que também são a maneira como cada pessoa realiza sua conduta de acordo com valores determinados. [...]


[...] A compreensão do conceito construtivista parte da complexidade intrínseca dos processos de ensinar e aprender e de sua potencialidade para explicar o crescimento das pessoas. A APRENDIZAGEM DOS CONTEUDOS SEGUNDO SUA TIPOLOGIA No capítulo anterior vimos como se produzem as aprendizagens em uma concepção construtivista. Os conteúdos de aprendizagem mostram as intenções educativas, podendo abranger as dimensões: conceituais, procedimentais e atitudinais. Ao determinar os diferentes conteúdos de aprendizagem sob perspectiva disciplinar, criam-se didáticas específicas de cada matéria. Em vez de nos fixar na classificação tradicional dos conteúdos por matéria, segundo a tipologia conceitual, procedimental e atitudinal, existe uma semelhança na forma de aprender e de ensinar, pelo fato de serem conceitos, procedimentos, atitudes, e não pelo fato de estarem restritos a uma ou outra disciplina. [...]

Estes documentos podem interessar a você

O analfabetismo no Brasil sob a ótica da psicopedagogia

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo de caso   |  26/09/2007   |  BR   |   .doc   |   42 páginas

A práxis educativa e o método da descoberta numa perspectiva interdisciplinar: uma análise de...

 Sociedade   |  Educação   |  Artigo   |  06/05/2009   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas