Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A prática pedagógica reflexiva e os saberes do professor de ensino técnico-profissional

Informações sobre o autor

Pedagoga em instituição federal - 25 anos - Professora...
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestre em...

Informações do trabalho

Guacira A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
9 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. A prática reflexiva e a formação de professores para o ensino técnico
  2. As legislações e os saberes da docência na Educação Profissional

Este artigo apresenta algumas considerações sobre a formação e prática pedagógica reflexiva dos professores do ensino técnico-profissional, a partir das legislações pertinentes e tece alguns comentários sobre os saberes da docência. Além das legislações, estudiosos como Alarcão (2003) e Tardif (2002) fundamentam a discussão sobre a prática pedagógica.
O presente trabalho pretende contribuir para uma reflexão crítica sobre a formação e a prática pedagógica dos professores do ensino técnico. Antes de abordar a temática de professores para a educação profissional é importante apresentar algumas considerações sobre a formação de professores, buscando desenvolver aspectos relevantes sobre a prática pedagógica considerando que, independentemente da necessidade do preparo específico de docentes para a educação profissional, existem perspectivas a serem observadas na própria formação que impulsionam o exercício profissional em qualquer nível de ensino.
A docência exige um permanente olhar atento para a realidade da escola, para seu momento histórico-social, onde a prática docente e pedagógica é dinamizada. Portanto, a identidade do professor é constantemente construída a partir da compreensão da realidade social e da investigação de sua própria atividade docente.
Segundo Pimenta (2000, p.20), os saberes da docência são constituídos da experiência, do conhecimento e dos saberes pedagógicos. O professor, através da própria experiência como aluno, vai criando imagens de diferentes professores que passaram por sua vida escolar, formando representações, somando ainda o próprio exercício profissional em diversos ambientes escolares, os estereótipos criados pela mídia, por outros profissionais e pelos próprios colegas de trabalho. Os saberes da experiência também são formados a partir da ação e reflexão sobre sua própria prática.
O conhecimento não se limita a um processo intelectual sistematizado, alcança uma perspectiva mais abrangente enquanto prática social e humanizadora, e através de um trabalho coletivo e interdisciplinar, fornece subsídios para uma inserção social crítica e transformadora.

[...] Alertamos que os professores do ensino técnico têm um papel político- social e será que a ausência de uma formação pedagógica alicerçada numa prática reflexiva e transformadora não repercutirá, seriamente, na formação dos futuros profissionais? As legislações e os saberes da docência na Educação Profissional A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei n. º 9394/96 penetra no contexto educacional através de um discurso econômico que visa ao atendimento das demandas do mundo do trabalho, evidenciado através de um modelo de competências, onde o foco principal tem sido a educação profissional. [...]


[...] Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF BRASIL. Resolução CNE/CEB N. º 02, de 26 de junho de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Unidade de Coordenação de Programas, Programa da Expansão da Educação Profissional, Brasília, DF FERNANDES, Carmen Monteiro. Formadores para a formação profissional. Disponível http://www.cefetsp.br>. Acesso em: 10 novembro 2004. (não garantimos a [...]


[...] Boletim Técnico SENAC, Rio de Janeiro, v.25, n.2, p.46-56. BRASIL. Ministério da Educação Decreto N. º de 17 de abril de 1997. Regulamenta o parágrafo 2º do art e os art a 42 da Lei N. º Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF BRASIL. Ministério da Educação. Decreto N. º de 24 de julho de 2004. Regulamenta o parágrafo 2º do art e os art a 41 da Lei N. º Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF Disponível em: http://www.mec.gov.br. [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas