Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A seleção e a organização dos conteúdos curriculares

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
FACECA/FADIVA

Informações do trabalho

José Antônio P.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
19 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. A seleção e organização dos conteúdos
    1. Abordagem na Didática Teórica
    2. Abordagem na Didática Prática
    3. Os determinantes da dicotomia teoria/prática na formação do professor
    4. Os conteúdos e a interdisciplinariedade
    5. Estudo do meio
    6. Tema comum
    7. Interpretação de texto
    8. Método de resolução de problemas
    9. Músicas
    10. Dramatização
    11. Estudo dirigido
    12. Projeção: o filme didático, vídeos, slides
    13. Ensino por fichas
    14. Jogos
    15. Seminário
    16. Painel
    17. Ensino por módulo - maiores possibilidade para atendimento às diferencias individuais
    18. Discussão ou phillips
    19. Simpósio
    20. Discussão circular
    21. Grupo de cochicho
    22. Brainstorming(explosão de idéias)
    23. Audiência de comissão
    24. Diálogo
  3. Conclusão
  4. Referências bibliográficas

A Didática constitui-se na disciplina que visa compreender o processo de ensino em suas múltiplas determinações, para articulá-lo, àlógica, aos interesses e necessidades da maioria da clien¬tela presente nas escolas hoje, por meio de propostas concretas de ação.
Isto posto, procuraremos neste trabalho, levantar alguns pontos para reflexão, a partir da urática docente na atual organização da escola, no sentido de possibilitar ao educador em formação, explicar e compreender os problemas presentes na escola onde irá atuar, para que, a partir dessa compreensão, possa propor formas de organização e seleção de conteúdos mais voltados para os interesses da grande maioria da população brasileira. Para tanto, procederemos à descrição e análise crítica do tratamento dado à questão da seleção e organização dos conteúdos, nos dois momentos de formação do professor, quais sejam, na Didática dos cursos de graduação e na Didádita da prática cotidiana nas escolas de 1o grau.
Tendo em vista o nosso objetivo, organizados o trabalho em três momentos fundamentais e intimamente relacionados, quais sejam: a abordagem na didática teórica; a abordagem na didática prática; os determinantes da dicotomia teoria/prática que têm caracterizado a formação do educador.

[...] Por não situar as determinações sociais dos conteúdos na realidade social e histórica vivida pelo homem no mundo, todas as teorias acerca deste assunto se tornam descomprometidas com a prática cotidiana dos professores e comprometidas com um discurso teórico que busca guiar a prática. E assim, a seleção dos conteúdos a serem veiculados pela escola é definida em função dos interesses de uma minoria, o que vem se contrapor aos interesses da maioria da população que vai sendo excluída da escola. [...]


[...] Processamento de técnica: exposição do assunto; divisão da classe em subgrupos; entrega das fichas do trabalho; estudo do assunto pelos subgrupos; relato das conclusões por um elemento escolhido pelo grupo; relato ou síntese das conclusões dos subgrupos por elemento escolhido pelo professor; a palavra do professor virá no final, complementando o estudo realizado pelo grupo SIMPÓSIO Um assunto é dividido em sub-unidades e cada orador apresenta sua parte diretamente para o auditório. Sua duração média é de uma hora, tendo cada expositor vinte minutos para falar. [...]


[...] O esquema que ele sugere envolve a identificação dos conceitos básicos; dos conceitos conectados aos básicos; dos princípios e generalizações, das teorias e dos fatos específicos. Ao desenvolver o estudo desses e doutros modelos de organização dos conteúdos, os autores e professores de Didática ressaltam que selecionar e organizar conteúdos não se confunde com mera listagem dos mesmos, mas envolve a apresentação dos conteúdos inter-relacionados de forma orgânica e dinâmica. Nota-se uma preocupação de preparar o futuro professor para a importante tarefa de selecionar e Organizar os conteúdos a serem trabalhados no seu processo de ensino; e que, segundo eles, lhe compete. [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas