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A visão do professor em relação ao papel do psicopedagogo

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
34 páginas
Nível
Especializado
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Aspecto teórico
    1. Quem é o psicopedagogo ?
    2. Funções do Psicopedagogo
    3. A Instituição 'Escola'
    4. A importância da prevenção
  2. Justificativa
  3. Metodologia
    1. Sujeito
    2. Local
    3. Instrumento
    4. Procedimento
  4. Resultados
    1. Entrevista com a direção
    2. Questionário com os professores
    3. Análise

O interesse em centralizar este estudo na análise do papel do psicopedagogo na instituição escolar teve origem na nossa própria trajetória profissional. Como docente tivemos a oportunidade de constatar a falta do psicopedagogo na escola bem como o desconhecimento de suas atribuições por parte de muitos colegas.
Embora a psicopedagogia em muitos países desenvolvidos como França, EUA, Argentina é uma profissão há muito tempo reconhecida, respeitada e regulamentada e mesmo no Brasil já seja regulamentada, como a Constituição do Conselho Federal e Regionais, na sua área principal de atuação que são as escolas, os meios educacionais, ainda é pouco conhecida ou reconhecida.
A Associação Brasileira de Psicopedagogia ? ABPp, embora tenha sido criada a 17 anos ainda não conseguiu atingir e conscientizar todas as instituições e entidades escolares do interior.
Assim, propõe-se no presente trabalho o delineamento de comparação entre as principais atribuições do psicopedagogo e o que os componentes das escolas pensam a respeito. A variável para isto foi a aplicação de questionários aos professores, entrevista com a direção de um escola de Ensino Fundamental de Londrina como amostragem para averiguar o que conhecem, e o que pensam os professores a respeito do trabalho do psicopedagogo.
Como isso, pretende-se verificar a importância e a dimensão da divulgação do papel do psicopedagogo em relação à instituição escolar.

[...] Não é uma relação qualquer, mas um encontro entre educador e educando, em que o psicopedagogo precisa assumir sua função de educador, numa postura que se traduz em interesse pessoal e humano, que permite o desabrochar das energias criadoras, trazendo de dentro do educando capacidades e possibilidades muitas vezes desconhecidas dele mesmo e incentivando-o a procurar seu próprio caminho e a caminhar com seus próprios pés. O objetivo do psicopedagogo é o de conduzir a criança ou adolescente, o adulto ou a Instituição a reinserir-se, reciclar-se numa escolaridade normal e saudável, de acordo com as possibilidades e interesses dela. [...]


[...] Verificou-se que para os participantes o papel do psicopedagogo não está bem delineado, que existem resistências e inversões de papéis e até mesmo um certo desconhecimento em relação às atribuições do psicopedagogo. Conclui-se que é preciso um trabalho de base com maior divulgação das atribuições do psicopedagogo, envolvendo não só as faculdades onde funcionam os cursos, mas também a associação, conselhos regionais e outros. Desta forma a psicopedagogia poderá desempenhar as suas atribuições e colaborar para que as crianças e os jovens tenham um futuro melhor. [...]


[...] Parte da premissa que a transmissão do conhecimento seria sempre a aula do professor e a aquisição do conhecimento seria pura memorização desta aula, tende a considerar a criança como semelhante ao adulto num outro ponto onde ela, justamente é diferente. O paradoxal no Ensino Tradicional, é que, embora negue o valor dos esforços espontâneos e extra-escolares da criança e negue, na prática, o valor de sua inteligência, ela a considera com capacidade de assimilação praticamente igual a de um adulto! [...]

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