Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Afetividade: Soluções para a Família e a Escola na Mediação das Dificuldades de Aprendizagem do Aprendente

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
UEG

Informações do trabalho

Nubia C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
14 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Conceito de Família
    1. A Família Contemporânea no Contexto da Aprendizagem Escolar do Aprendente
  2. Aprendendo e Ensinando com Afeto
    1. As Relações Familiares e os Vínculos Sociais
  3. Inversão de Papéis
  4. Campo da Pesquisa
    1. Breve Relato Sobre a Cidade de Caldas Novas
    2. Os Participantes da Pesquisa
    3. Resultado e Discussão

O presente trabalho partiu da inquietação por parte do autor em relação a participação da família contemporânea no processo ensino/aprendizagem da criança, a problematização gira em torno das muitas dificuldades que são encontradas ao longo do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em uma escola pública da cidade de Caldas Novas. A partir da experiência in loco o autor detectou que uma das dificuldades na aprendizagem encontrada advém da interrelação de pais e filhos. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa quantitativa utilizando como caminhos a pesquisa bibliográfica e o questionário fechado, com o objetivo de investigar, em consequência da aprendizagem do escolar, as características da família contemporânea, decorrentes do rápido avanço tecnológico, científico e das transformações histórico-sociais, partiu da análise de seus reflexos na dinâmica das relações familiares, no modo de educar os filhos e na aprendizagem escolar. A idéia central é analisar o papel da família, lê-se pais ou responsáveis pela educação da criança, constituinte da sociedade contemporânea como mediadora entre a criança e o mundo, no processo de apropriação de conhecimento.

[...] O adulto é considerado por Vigotsky (1998) como um mediador desse processo como também do processo de desenvolvimento da criança e oferece instrumentos para a apropriação do conhecimento. Porém, a maneira como esse conhecimento será canalizado dependerá dos recursos disponíveis no ambiente, sabe-se que essa ação ocorre de forma individual, variando de uma criança para outra. Vigotsky não está sozinho em relação a esse conceito, Winnicott (1997) considera a família essencial à formação psicológica da criança e uma firmeza de caráter depende da boa estruturação desta formação. [...]


[...] A pesquisa mostrou também que o pai ou a mãe que não tem uma jornada extensa de trabalho se omite em relação ao tempo dispensando aos filhos, ou seja, troca de papel com a escola, deixando esta responsável quase totalmente pela vida do filho na escola ou até mesmo fora dela. Para esses pais a escola é totalmente responsável pelo sucesso ou pelo fracasso do filho. Quanto aos pais que se preocupam com o desempenho do filho que está com queda no rendimento escolar, tanto os pais quanto às escolas, encaminham para serviços especializados. [...]


[...] Percebeu-se que durante as aulas ou até mesmo em reuniões entre pais e professores havia sempre na pauta o comportamento irregular de determinados alunos Os Participantes da Pesquisa Participaram da pesquisa através de entrevistas a coordenadora pedagógica, duas professoras das salas regulares (de um total de quatro no ensino fundamental e quarenta pais (pai ou mãe) e responsáveis de crianças que apresentaram dificuldades de aprendizagem no decorrer do semestre. Os questionários foram respondidos de próprio punho e abrangeu 100% do total de crianças com problemas de aprendizagem. [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas