Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Alfabetização, letramento e linguagem

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
UNIASSELVI...

Informações do trabalho

Déborah V.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
7 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Alfabetização e linguagem
  2. Alfabetização e letramento

O objetivo do presente paper é analisar e entender algumas discussões relacionadas ao fenômeno alfabetização e letramento, fundamentando também a alfabetização e a linguagem. Observando o desenvolvimento das crianças, percebe-se que a alfabetização é um processo contínuo e que na maioria das vezes, não basta apenas um ano para que a criança se alfabetize, ou melhor, faça uso social da língua. Cabe a escola, como um todo, proporcionar a essas crianças oportunidades para que desenvolvam suas potencialidades, respeitando o seu tempo e espaço.

[...] Que por sua vez, terá que se atualizar constantemente para acompanhar o interesse e criticidade do educando ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM O ser humano realiza aprendizagem de naturezas diversas durante toda a vida. Aprendizagens, que dizem respeito dos processos biológicos e culturais concernentes a sua vida. Esse desenvolvimento é resultante de sua interação com o meio e da formação recebida pelas instituições de ensino de acordo com a oportunidade do contato com a informação. Por meio da linguagem o homem pode organizar-se em grupo, comunicar- se, transmitindo por meio da palavra, várias informações e experiências do seu cotidiano. [...]


[...] Para que a criança se alfabetize não basta apenas deixá-la em contato com material escrito, é preciso que, no processo de aquisição da linguagem escrita, o desenvolvimento, a aprendizagem e as elaborações mentais tenham como origem o contato com o meio e com as relações sociais ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Alfabetizar é letrar, é dimensionar o aprender a ler e a escrever. Os conceitos de alfabetização e letramento impõem ação pedagógica nessa perspectiva. Ou seja, a de que a alfabetização é elemento essencial do letramento que orienta o indivíduo para que se aproprie do código escrito, aprenda a ler e escrever e ao mesmo tempo conviva e participe de práticas reais de leitura e escrita. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Alfabetização

 Sociedade   |  Educação   |  Monografia   |  05/12/2006   |  BR   |   .doc   |   17 páginas

Alfabetização e letramento:interesse das ciências sociais

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  15/02/2007   |  BR   |   .doc   |   7 páginas

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas