Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Algumas considerações sobre a prática do professor na educação infantil

Informações sobre o autor

Professora de Educação Infantil
Nível
Especializado
Estudo seguido
Pedagogia -...

Informações do trabalho

Tâmara S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
9 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Desenvolvimento
  2. Considerações finais
  3. Bibliografia

Durante muito tempo na história da educação do homem, confundiu-se ?ensinar? com ?transmitir? e, dentro desse contexto, o aluno era visto como um agente passivo da aprendizagem e o professor um transmissor do conhecimento, não atendendo as necessidades dos alunos.
Sabe-se, hoje que não ocorre ensino sem que ocorra a aprendizagem, e esta não acontece senão pela transformação, pela mediação do professor, do processo de busca do conhecimento, que deve sempre partir dos interesses das crianças.
Vimos que antes, o professor estava longe do processo de conhecimento do aluno, embora a linguagem artística estivesse em sala sendo utilizada só como forma de expressão, não precisando intervenção do professor, acreditava-se que era preciso originalidade nas obras, não sofrendo influências do meio, sendo a arte uma liberação do eu artístico inato. Entretanto, apesar do professor pensar que a cultura não influenciava as obras, as crianças sofriam influência sim, pois em todo lugar, está presente a cultura a qual o povo está inserido.

[...] Tendo muito cedo o contato com a música através do seu ambiente familiar, na escola, não será difícil a realização do trabalho com música com crianças menores. Portanto, nesta fase, o trabalho pode considerar as seguintes etapas: Contato com som e silêncio; Observação da paisagem sonora; Apreciação musical; Retomando a Abordagem Triangular, percebemos que o fazer e o apreciar estão muito presentes nesta fase, o fazer porque as crianças sempre estão descobrindo os sons e tentando fazer a reprodução e o apreciar (leitura de obras), porque apesar de não possuírem domínio da ?leitura? e as construções da leitura feita pelas crianças se dão através da expressão corporal (PONTES, 2001). [...]


[...] O trabalho foi desenvolvido com 23 crianças da turma 4 tarde, tendo como temática a música na escola infantil, e como objetivo central: promover a ampliação e transformação do ambiente sonoro das crianças através da apreciação, contextualização e produção musical a partir do acesso a obra de Pixinguinha[8] e Carlos Zens[9]. Na proposta de trabalho, as crianças foram desafiadas a escutar a música atentando para algumas características: propriedades do som, arranjos e instrumentos, acompanhamento da música com o canto e a dança e a apreciação e contextualização da obra de dois artistas, Pixinguinha e Carlos Zens. A escolha de se trabalhar algumas obras de Carlos Zens e Pixinguinha serviu como mais um alimento para incentivar e ampliar a escuta sonora das crianças. [...]


[...] Ao trabalharmos a duração dos sons representando sons curtos e sons longos, podemos andar com as crianças, tocar instrumento ou qualquer objeto sonoro e pedir que elas andem representando esse tempo sonoro, ou pedir que elas desenhem traços, linhas ou objetos que representem essa duração sonora. Considerações Finais Entendendo algumas dimensões que rodeiam o ensino contemporâneo de Arte percebemos a importância do professor trabalhar unido aos alunos, trazendo para a sala de aula a música em contextos significativos. Construindo e/ou significando repertórios com as crianças, levando em consideração o cotidiano como forma de se estabelecer o contato com novos conhecimentos. [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas