Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Aquisição da linguagem oral e de sinais na visão de Piaget

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

CLEONICE A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
30 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Discussão teórica
    1. Vida e Obras: Piaget, Jean
  3. A linguagem e o conhecimento na teoria piagetiana
  4. Linguagem
    1. Esquemas sensório-motores e indícios
    2. Significante e significado
    3. Estágios do desenvolvimento da palavra no período sensório-motor
  5. Período simbólico
    1. Semi-signo
    2. Significado e significante
    3. Linguagem egocêntrica
  6. Período conceptual
    1. Esquemas conceptuais
    2. Significante e significado
    3. A consciência e as noções
    4. Linguagem socializada
    5. Trocas sociais verbalizadas
    6. Discussões socializadas
  7. A socialização do deficiente auditiva
  8. Desenvolvimento lingüístico da pessoa portadora de deficiência auditiva
    1. Língua brasileira de sinais ( libras)
    2. A linguagem oral ou a decisão pela língua de sinais

O presente trabalho monográfico irá abordar a aquisição da linguagem segundo Piaget e a linguagem de sinais. Não há dúvida de que a função biológica da fala é a comunicação intra-espécie. Como meio de comunicação, a fala deve ser algo passível de discriminação e expressão externa, que pode ser dado ou recebido por outro. Embora a função mais óbvia da linguagem seja comunicar idéias, a linguagem tem quatro funções adicionais. Ela permite aos usuários a entender sua sociedade e cultura, ajuda a estabelecer e manter relações sociais, permite que os usuários classifiquem eventos em categorias lingüísticas, e auxiliem o raciocínio.

[...] Propõe-se com o objetivo geral, apontar duas maneiras diferentes, mas eficientes de comunicação, uma delas consiste na linguagem falada (verbal) através da teoria piagetiana e a outra, através da linguagem de sinais (libras). Quanto aos objetivos específicos, propõe-se: apontar a construção da linguagem dentro dos três níveis na visão piagetiana; apontar o histórico da linguagem de sinais (libras) também como uma maneira eficiente de comunicação e apontar a importância do enquadramento dos docentes em relação à libras. Discussão teórica Vida e Obras: PIAGET, Jean Jean Piaget (1960-1980), mais conhecido dos teóricos que defendem a visão interacionista de desenvolvimento. [...]


[...] Mesmo na época em que Piaget observou e analisou a linguagem egocêntrica se compararmos ela com os dias atuais pouco se observa de diferente. Analisando as crianças da escola da Escola Janice Galdino de Pré Escolar a 4ª séries, no município de Assis Chateaubriand/Pr., e conversando com professores percebe-se que a fala egocêntrica é muito presente e marcante nas crianças, principalmente com idade de 5 a 6 anos. Piaget expunha dos 6 aos 7 anos, mais devido também à estímulos recebidos do meio a criança tem se desenvolvido de maneira mais rápida. [...]


[...] A Linguagem Oral ou a Decisão Pela Língua de Sinais Durante muitos anos, a aprendizagem dos sinais foi considerada prejudicial à aquisição da linguagem oral pelos surdos e à integração na sociedade dos ouvintes. A confiança nas possibilidades educacionais da metodologia oralista, a consideração da linguagem de sinais como um conjunto de gestos restritos, pouco estruturado, o perigo da interferência na aprendizagem da linguagem oral e o medo que os surdos passassem a recorrer, a um sistema de comunicação mais simples (fácil), para eles foram os principais motivos utilizados para se evitar a incorporação da linguagem de sinais na educação dos surdos. [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas