Informações sobre o autor

Professor de geografia - Auxilar de Ensino
Nível
Especializado
Estudo seguido
Curso de...

Informações do trabalho

Data de Publicação
03/11/2008
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário

As principais teorias da educação infantil

  1. As principais teorias da educação infantil

As principais Teorias da Educação Infantil. Vale ressaltar que dentre está: Construtivismo, Freinet e Waldorf. Construtivismo quer dizer que a construção do conhecimento é um processo ativo da própria criança. Como base teórica o construtivismo fundamenta-se nas teorias de Jean Piaget. A figura do professor, não é mais a do sábio que repassa o conhecimento organizado. E sim um orientador que vai conduzir a criança a descobrir seus próprios esquemas mentais. Freinet costuma sair com as crianças para passeios e aprender conceitos sobre o meio ambiente. Através desses conceitos suas aulas eram interdisciplinares. Waldorf dá-se uma importância fundamental a educação no primeiro sentênio, ou seja, dos 0 aos 7 anos de idade. Porém é nesta fase que a criança aprende adequar-se aos apelos do mundo por meio de imitação.
Através desta pesquisa tema: As principais Teorias da Educação Infantil que entre elas destacam-se a Escola Construtivista, a Pedagogia Freinet e a Pedagogia Waldorf. Tem como objetivo de mostrar como é a aplicação dos estudos dessas três teóricos, as suas praticas pedagógicas no cotidiano escolar e nas situações que envolvem a aprendizagem.
Construtivismo, como a própria palavra indica, quer dizer que a construção do conhecimento é um processo ativo da própria criança, e resultante de adequada interação professor-aluno. É um corpo de preposições teóricas do qual derivam certos conceitos sobre a natureza da aprendizagem, ou seja, sobre a maneira como nós aprendemos. Esta corrente teórica empenha-se em explicar como a inteligência humana se desenvolve, partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o individuo e o meio.
O que habitualmente é chamado de construtivismo são as teorias de aprendizagem de Jean Piaget, que em vez de apontar “erros” e fornecer a resposta “correta”, cabe ao professor questionar as respostas dada pelas crianças de maneira que elas percebam as limitações de suas respostas.
Conclui-se que existem muitas teorias na Educação Infantil. Dentre elas está: o Construtivismo juntamente com o teórico Piaget; a Pedagogia de Freinet e a Pedagogia de Waldorf. Vale ressaltar que a pedagogia que as escolas mais adotam no Brasil é o Construtivismo, visto que esta teoria valoriza o saber da criança, visando desenvolver os aspectos cognitivo, emocional e psicopedagógico da criança.

[...] As estratégias do professor estarão centradas principalmente na iniciativa do aluno, valorizando o conhecimento que ele já traz, e avançando com ele nas descobertas de novas formas de trabalho. O aluno adquirirá uma nova compreensão do significado e da utilidade daquilo que faz, do seu e como é o agente criador e transformador do próprio conhecimento, podemos dizer que ele constrói o seu Se o professor possuir a consciência desse referencial pedagógico e permitir que este norteie o fazer”, estará adquirindo uma nova postura, que garantirá o aparecimento também de um novo tipo de aluno: conhecedor de sua realidade, criativo, mais critica e participativo. [...]


[...] A criança vai dando passos até acertar PEDAGOGIA WALDORF O que distingue a Pedagogia Waldorf de outras teorias pedagógicas é o fato de ela se basear numa observação íntima do criança” e das condições necessárias ao desenvolvimento infantil PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA WALDORF PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL “Educar para o futuro” significa encarar, a partir da própria organização escolar os principais desafios que a atualidade nos propõe. Na Pedagogia Waldorf dá-se uma importância fundamental a educação no primeiro setênio (dos aos 7 anos de idade) por tratar-se da fase da vida na qual é desenvolvida a organização do corpo físico. [...]

...

Estes documentos podem interessar a você

Fundamentos teóricos e metodológicos da educação infantil: inserção no plano nacional de educação...

 Sociedade   |  Educação   |  Monografia   |  18/10/2006   |  BR   |   .doc   |   19 páginas

As teorias que fundamentam a prática da educação infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  07/10/2008   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Mais Vendidos educação

Inspeção escolar participativa

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  10/01/2007   |  BR   |   .doc   |   28 páginas

Sexualidade na educação infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Monografia   |  03/08/2007   |  BR   |   .doc   |   22 páginas
Compra e venda de trabalhos acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.