Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

As teorias que fundamentam a prática da educação infantil

Informações sobre o autor

Educadora: Centro Social Urbano - Educadora: Colégio...
Nível
Especializado
Estudo seguido
Magistério

Informações do trabalho

Beatriz O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
5 páginas
Nível
Especializado
Consultado
10 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. As teorias que fundamentam a prática da educação infantil

Este trabalho tem como finalidade conhecer algumas teorias que fundamentam a prática na Educação Infantil, e também para compreender seus métodos. Como o Construtivismo, com suas trocas de experiências para que a criança interaja com o meio, acontecendo assim, seu desenvolvimento. A teoria Montessoriana, sempre com o intuito de desenvolver a inteligência. A pedagogia de Freinet, consecutivamente aliado ao bom senso, procurando estimular a capacidade de criação e expressão. E também da teoria de Waldorf, que se trata da observação do intímo do ?ser criança? e das condições para seu desenvolvimento. Registrando juntamente cada prática que cada teoria defende para o adequado desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil.
O trabalho educativo deve garantir condições de desenvolvimento e aprendizagem, sem esquecer-se de outra tarefa importante que é o cuidado físico e mental que temos que ter com as crianças pequenas. Pois educar significa também:

[] propiciar situações de cuidado, brincadeira e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros e o acesso pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultura
Com este trabalho foi possível distingui as várias teorias que podem fundamentar os métodos das escolas no Brasil.
No Construtivismo a criança aprende por si só, produzindo seu próprio conhecimento. Para tanto a sala de aula deve fornecer meios para o desenvolvimento cognitivo.
Já na teoria Montessoriana a educação começa antes mesmo do seu nascimento. Do 0 aos 6 anos que a criança inicia seu desenvolvimento. Sendo importante para isso, também, um ambiente motivador com varias oportunidades de exploração.
Para Freinet a criança é o centro de sua teoria. Estimular o conhecimento delas é o principal objetivo.
A teoria Waldorf procura um equilíbrio entre os trabalhos artísticos, acadêmicos e práticos, educando a criança num todo, envolvendo emoções, o físico e o cérebro. Cabendo aos adultos fornecer o ambiente adequado e uma qualidade de atitudes a serem imitadas.

[...] Sabendo-se que a qualidade tem muito mais valor que a quantidade neste método CONCLUSÃO Com este trabalho foi possível distingui as várias teorias que podem fundamentar os métodos das escolas no Brasil. No Construtivismo a criança aprende por si só, produzindo seu próprio conhecimento. Para tanto a sala de aula deve fornecer meios para o desenvolvimento cognitivo. Já na teoria Montessoriana a educação começa antes mesmo do seu nascimento. Do 0 aos 6 anos que a criança inicia seu desenvolvimento. [...]


[...] Fazendo isto, os estudantes serão levados a explorar possibilidades, inventar soluções alternativas, tentar novas idéias e hipóteses, revisando seus pensamentos e apresentar as melhores soluções que puderam encontrar. Uma dica é elaborar em sala de aula debates entre os alunos, atividade considerada como oportunidade para desenvolvimento e organização do pensamento. Na educação Infantil pode-se debater, por exemplo, sobre uma historinha ou sobre um passeio que tenham feito com a turma. Diálogos, jogos e brincadeiras são valorizados. Na avaliação em vez de apontar e fornecer a resposta cabe ao professor questionar as respostas dadas pelas crianças de maneira que ela perceba as limitações da sua resposta. [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas