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Currículo escola da educação básica

Informações sobre o autor

fisioterapeuta da apae - professor
Nível
Especializado
Estudo seguido
fisioterape...

Informações do trabalho

Giovani O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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O conhecimento matéria prima do currículo, não pode estar dissociado das três dimensões fundamentais da existência humana: trabalho, linguagem e poder.
Analisemos o modelo hegemônico na área circular, podemos denominar de paradigma técnico linear.
Apresentaremos e discutiremos os elementos essenciais, isto é, dois paradigmas alternativos: circular- consensual e dinâmico dialógico

Ao estudar a questão do currículo sob a ótica da ideologia, ressalta que ? a estruturação do conhecimento e do símbolo em nossas instituições educacionais esta intimamente relacionada ao principio de controle social e cultural numa dada sociedade. ? O elemento central da analise que faz diz respeito ao mundo como as escolas, enquanto instituições sociais de preservação e distribuição cultural, produzem e reproduzem formas de consciência que permitem a manutenção do controle social sem que os grupos sociais dominantes tenham que recorrer a mecanismos declarados de dominação.
Considera que o currículo escolar resulta de uma relação de elementos retirados do campo cultural e que, portanto, enquanto parte do cultural, o currículo escolar relaciona-se de modo diferenciado com a esfera econômica. Por sua vez, essa relação revela diferentes enfoques ideológicos, nesse contexto como uma concepção de mundo, no qual o ser humano é parte integrante e indissociável.
Decorre disso que são diversas visões de mundo, resultando, portanto em diferentes posturas curriculares.
Fazer currículo é um ato de comprometimento e filiação0 social de uma particular comunidade ocupacional.
Ou seja, a pluralidade de concepções curriculares decorre do fato de que as divergências não são apenas técnicas, ao contrario, dizem respeito a essência mesma do currículo como uma atividade socialmente construída.
Desse modo, a principal tarefa que se coloca para os profissionais da educação, enquanto intelectual transformativo é a estabelecer um espaço para discussão crítica no interior das escolas, a fim de que esse espaço seja utilizado para questionamento crítico dos currículos escolares existentes.

[...] Desse ponto de vista, a teoria educacional formulada pelos pedagogos da ?Escola guarda uma clara filiação a esse modelo. Comentando esse paradigma Pinar (1978) esclarece que o objetivo do processo de escolarização é a construção da consciência critica, alcançada por meio da auto reflexão. Para isso cria um esquema racional, que se desdobra em dois movimentos dialéticos: regressivo e progressivo. O primeiro trata da auto biografia e o segundo implica no estudo do mundo como um campo de possibilidades. O professor, no desempenho de uma pratica social relacionada com o mundo das idéias, é, antes de tudo um intelectual, no sentido de que desempenha na sociedade um papel intelectual, o que qualifica, portanto, a atividade pedagógica, à medida que distribui desigualmente o saber, como uma ação eminentemente política. [...]


[...] a escola é instituição integrante. Como já assinalado, são três as dimensões da atividade humana: trabalho, linguagem e poder. O trabalho associa-se ao interesse técnico, ou seja, a manipulação do meio físico e social. A linguagem prende - se ao interesse de busca de consenso, ou seja, persegue-se o interesse pratico, sendo conceituado como a mediação da qual depende a transmissão institucionalizada da cultura. Por ultimo, o poder, enquanto criação e manutenção da sociedade, particularmente é tomada de posição em relação aos objetivos, interesse emancipatório. [...]

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