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Declaração internacional de Montreal sobre inclusão (2001)

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
educação
Faculdade
UEFS

Informações do trabalho

Rafaela V.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
10 páginas
Nível
avançado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Declaração internacional de Montreal sobre inclusão

A inclusão de portadores de deficiência é um dos mais complexos temas atualmente discutido no mundo globalizado, mas o avanço é gradativo, e com isso cresce o desafio de garantir uma educação de qualidade a todos sem distinção, pois incluir educandos considerados ?diferentes? no sistema comum de ensino requer não apenas a aceitação das diferenças humanas, mas implica transformação de atitudes, posturas, e principalmente em relação a pratica pedagógica, sendo necessário à modificação do sistema de ensino e à organização das escolas para que se ajustem às especificidades de todos os educandos.
É nesse contexto que a legislação brasileira garante indistintamente a todos os direitos a escola, em qualquer nível de ensino, e prevê, além disso, o atendimento especializado a crianças com necessidades educacionais especiais. Cabe esclarecer que a Educação Especial, é confundida com escolarização especial, a qual ocorre quando a criança freqüenta apenas classe ou escola que recebe só quem tem deficiência e lá aprende os conteúdos escolares. Portanto, a não aceitação de alunos com deficiência é considerada ilegal-crime. (lei 7.853/89)
É importante ressaltar que a Declaração internacional sobre Inclusão de 5 de julho de 2001, representantes de várias partes do mundo, reunidos em Montreal, Canadá, conclamam governos, empregadores, trabalhadores e comunidade a se comprometerem com o desenho inclusivo e aplicá-lo em todos ambientes, produtos e serviços para benefício de todos.
Este trabalho foi desenvolvido através da pesquisa bibliográfica, a qual é desenvolvida por materiais como revistas, livros, publicações cientificas sobre Inclusão. Foi pautada também em estudo de campo a qual é realizada através de levantamentos das questões, sobre o problema investigado, junto à rede pública regular e a instituição APAE que busca atender as necessidades da educação especial pública.

[...] Isto demonstra que o enfoque da proposta inclusiva é sociológico e relacional, pois as questões de desvio, estereótipos e preconceitos, são analisados no contexto da totalidade de vida, na qual os participantes, alunos, pais, professor e comunidade escolar estão envolvidos mutuamente num sistema relacional mais amplo. Nessa perspectiva, torna-se possível perceber que a inclusão de alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem no sistema comum de ensino requer não apenas a aceitação da diversidade humana, mas implica em uma transformação significativa de atitudes e posturas. [...]


[...] A escola é o alicerce para o desenvolvimento e conhecimento dos seres humanos e partindo desse pressuposto ela deve trabalhar com a diversidade, valorizando assim todos os indivíduos como seres iguais, capazes de fazer uma sociedade diferente, em que todos tenham o direito e deveres com um único objetivo que é o conhecimento. Em relação ao atendimento das pessoas com deficiências, a Lei 9.394 /96 propõe atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino? Diante do que esta previsto na lei na citada, a proposta é a de garantir o ingresso dos portadores de deficiência na rede regular de ensino consolidando a sua participação na sociedade. [...]


[...] O presente trabalho focaliza-se na Declaração Internacional de Montreal sobre inclusão que busca dimensionar a implementação dos direitos dos portadores de necessidade especiais, no que se refere à igualdade e acessibilidade a todos sem distinção. Metodologia Este trabalho foi desenvolvido através da pesquisa bibliográfica, a qual é desenvolvida por materiais como revistas, livros, publicações cientificas sobre Inclusão. Foi pautada também em estudo de campo a qual é realizada através de levantamentos das questões, sobre o problema investigado, junto à rede pública regular e a instituição APAE que busca atender as necessidades da educação especial pública. [...]

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