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Desafios à LDB

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
8 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Fichamento
    1. Os desafios a LDB: educação de jovens e adultos para um novo século?
    2. A educação de jovens e adultos: letra e prática da lei
    3. Princípios e bases teóricas na legislação de jovens e adultos
    4. Convite aos educadores de jovens e adultos

A Educação de Jovens e Adultos: é exatamente deste modo que a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação -LDB se refere ao segmento cuja trajetória na educação brasileira tem sido marcada pela marginalização e pela reposição do tempo perdido, expressa pelos cursos supletivos.
O analfabetismo, nesse contexto, passa a ser incompatível com as exigências desse mundo, visto não pelo direito à cidadania que constitui, mas como caminho para inserir as pessoas como consumidoras, no mercado globalizado. Como, no entanto, educar os homens e as mulheres para sociedades tecnológicas, quando são considerados desnecessários, descartáveis, porque as máquinas, por essa lógica, fazem quase tudo? De que educação, então, se fala? A serviço de quem e de quantos estará? Para que educar? O que, enfim, se entende por educação de jovens e adultos? O que pode a Lei, diante da realidade?
Nesse cenário de contradições, pressente-se o agravamento dos problemas na educação de jovens e adultos, em que estes, marginalizados historicamente por serem analfabetos ou quase, agora perdem mais espaço, fazendo as conquistas da área parecerem cada vez mais insuficientes para lidar com os valores postos pelo mercado do supérfluo, da desnecessidade, nas sociedades organizadas por este projeto capitalista neoliberal.

[...] Por outro lado, recebia-se a forte influência das teorias reprodutivistas de Bourdieu e Passeron, dentre outros, em que a escola era tomada como simples instrumento da reprodução do poder do Estado, e que sua mudança só se daria no momento em que a sociedade mudasse. Como então admitir chances a ela, se não no bojo de uma proposta de Estado? As contradições, como possibilidades para a mudança, pareciam ainda distantes das relações entre essas forças de pensamento. Nesse arcabouço, a proposta legal surgiu como a inexorável resposta para a educação, alentada pêlos "sucessos" do milagre econômico que florescia, à custa dos direitos humanos, da exclusão e de uma dívida externa e interna de grande monta e longa sobrevida. [...]


[...] A LDB 9.394 chamada Lei Darcy Ribeiro, não foge à regra, nos oito anos que tramitou e por todas as histórias que os bastidores do Congresso viveram e que não ficarão perdidos na memória de alguns, pelo cuidado histórico com que o movimento organizado do Fórum a registrou e documentou. A LDB aí está nesse ponto, importa, mais do que lamentar as perdas do texto original para o que foi aprovado, compreendê-lo, buscar suas contradições e realizar uma leitura nas entrelinhas outra, intertextual com a Constituição, para apontar possíveis sendas onde se possa caminhar com os pés no chão e a liberdade de sonhar sonhos possíveis. [...]


[...] Mesmo não trazendo a concepção de jovens e adultos que se desejava, pelo caráter restrito de educação que propõe, pode-se ampliar a leitura do texto legal e encontrar nele passagens por onde se trilhem caminhos mais permanentes para a educação de um segmento afastado das virtualidades do saber ler e escrever, com autonomia, no mundo contemporâneo. São essas passagens, justamente, as que se deseja percorrer junto com o leitor, no intuito de desafiá-lo acompanhando uma determinada lógica argumentativa, encontrar outras possíveis sendas por onde o educador de jovens e adultos se aventure, na ousadia e no prazer da descoberta do vira-ser dessa educação. [...]

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