Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Desenvolvimento gráfico da criança com 04 e 05 anos

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
PÓS...

Informações do trabalho

JUSSARA SILVANA R.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
3 páginas
Nível
Para todos
Consultado
203 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Desenvolvimento gráfico da criança com 04 e 05 anos
  3. Considerações finais
  4. Referências

O propósito do presente estudo foi o de verificar o desenvolvimento gráfico de crianças com idade entre 04 e 05 anos.
Esta etapa do crescimento é rica em inúmeras aprendizagens, onde a criança assimila e acomoda experiências, observações e as contemplações do mundo que a rodeia.
Nestas idades, o comportamento da criança é manifestamente egocêntrico, ou seja, tudo é centrado nela, nas suas ações e pensamentos.
Através do estudo realizado, será apresentado no presente estudo as definições dadas pelos principais autores sobre o desenvolvimento gráfico desta faixa etária, apresentando as características dos desenhos, que independente da cultura na qual a criança encontra-se inserida, as semelhanças são parecidas.

[...] Percebeu-se também que existe, ainda por parte do adulto, uma exigência em querer saber o que a criança desenhou, a qual, se exagerada, pode inibir o processo de desenvolvimento gráfico da criança, pois a criança passa a se preocupar, em desenhar bem para atender as exigências do adulto. Nós, enquanto educadores devemos repensar nossa prática, nossa atitude, pois afinal, o desenho é da criança, ela sabe o que desenhou e deve ter a liberdade de decidir o que fazer com seu desenho, se vai contar para seus colegas e professores, se vai expor ou se vai [...]


[...] Os desenhos das crianças com idade entre 04 e 05 anos segundo a autora, refletem o que a criança sabe da realidade mais do que aquilo que entende dela. Assim, em determinadas ocasiões, pinta o interior das coisas que não vê, mas que conhece. A figura humana já tem cabeça-com nariz, olhos, boca e cabelo. Também o tronco e as extremidades já estão bem definidos. Capta muitos detalhes: os dedos das mãos, botões, sapatos, chapéu, etc.; trata-se de um Realismo Intelectual (desenho das coisas que a criança sabe que existem). [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas