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Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
Pedagogia

Informações do trabalho

Roana L.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
7 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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A aprendizagem não é uma estrutura, é um lugar de articulações de esquemas.

A dimensão biológica do processo de aprendizagem: Piaget assinala a presença de duas funções comuns a vida e ao conhecimento: a construção da informação que refere-se a noção de memória e a antecipação. Apesar do caráter hereditário da inteligência do ser humano, as estruturas do conhecimento apresentam característica específica de ser construída, por isso não podem ser consideradas inatas. Essa construção implica o aspecto de experiência ou de manipulação do meio. Constituem-se então três tipos de conhecimentos: o das formas hereditárias, os da forma lógico-matemáticas que se constroem progressivamente e o das formas adquiridas em função da experiência.

A dimensão social do processo de aprendizagem: No nível social é possível considerar a aprendizagem como um dos pólos do ensino-aprendizagem, cuja síntese constitui o processo educativo. O que compreende todos os comportamentos dedicados à transmissão da cultura, tais como as instituições (escola e família) que promovem a educação. Através dela o sujeito assume e incorpora uma cultura particular. Educar consiste em ensinar, no sentido de mostrar, de estabelecer sinais, de marcar como se faz o que pode ser feito. A maneira de fazer o que a educação prescreve, tem por objetivo a constituição do ser que determinado grupo social precisa ser: respeitoso, limpo, pontual, etc. Assim, toda transmissão de cultura supõe uma amostra, uma seleção de modalidades de ação, neste sentido, a aprendizagem garante a continuidade do processo histórico e a conservação da sociedade como tal. É evidente que os sistemas estabilizados precisam educar para conservar-se.

[...] Para Freud os problemas de aprendizagem não podem considera-se como erros, porque são perturbações produzidas durante a aquisição e não nos mecanismos de conservação e disponibilidade, embora estes aspectos mereçam consideração. O fator psicógeno do problema de aprendizagem se confunde então com sua significação, entretanto é importante destacar que não é possível assumi-lo sem levar em consideração as disposições orgânicas e ambientais do sujeito. Desta forma, o não aprender se constitui como inibição ou como sintoma sempre que se deem outras condições que facilitem este caminho. [...]


[...] A maioria das crianças conserva o carinho dos pais gratificando-os através de sua aprendizagem. Mas há casos nos quais a única maneira de contar com tal carinho é precisamente não aprender. O diagnóstico do sintoma está constituído pelo significado, ou, o que é a mesma coisa, pela funcionalidade, da carência funcional dentro da estrutura total da situação pessoal. Os fatores fundamentais que precisam ser levados em consideração no diagnóstico de um problema de aprendizagem são os seguintes: Fatores Orgânicos: A origem de toda aprendizagem está nos esquemas de ação desdobrados mediante o corpo. [...]


[...] Com relação às condições externas, e comum a criança com problema de aprendizagem apresentar algum déficit real do meio devido a confusão dos estímulos, a falta de ritmo ou a velocidade com que são brindados ou a pobreza ou carência dos mesmos em seu tratamento, se vê rapidamente favorecida mediante um material discriminado com clareza, fácil de manipular, diretamente associado à instrução de trabalho e de acordo com um ritmo apropriado para cada aquisição. As condições internas da aprendizagem fazem referencia a três planos estreitamente inter-relacionados. [...]

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