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Didática versus fundamentos da educação

Informações sobre o autor

professor nivel medio - diretor de escola - secretaria...
Nível
Especializado
Estudo seguido
professora...

Informações do trabalho

Regina C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
8 páginas
Nível
Especializado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Didática versus fundamentos da educação
  3. Conclusão
  4. Bibliografia

Esta trabalho pretende estabelecer uma relação entre didática e fundamentos da educação, mostrando suas relações, seus pressupostos e principalmente como deve ser um planejamento participativo e que se constitua em um processo integrador entre escola e contexto social.
Desde os jesuítas, passando por Comênio, Rousseau, Herbart, Dewey, Snyders, Paulo Freire, Saviani, dentre outros, a educação escolar percorreu um longo caminho do ponto de vista de sua teoria e de sua prática. Vivenciada através de uma prática social específica ? a pedagogia - esta educação organizou o processo de ensinar ? aprender através da relação professor-aluno e sistematizou um conteúdo e uma forma de ensinar o saber erudito produzido pela humanidade. Este conteúdo e esta forma geraram diferentes teorias e diferentes práticas pedagógicas que, ao enfatizarem ora quem ensina, ora quem aprende, ora os meios e os recursos utilizados, sintetizaram diferentes momentos da produção da sobrevivência humana.

[...] fundamentalmente, pelo trabalho escravo ou servil, nobres ou senhores de um lado, escravos ou servos de outro, as classes sociais eram bem estratificadas e a educação sistemática, como privilégio de alguns, cumpria bem a função conservadora da instituição social. Desenvolvendo e transmitindo concepções de mundo adequadas à manutenção da realidade, o pouco de educação escolar que existia, aliado ao incipiente desenvolvimento científico e tecnológico do momento, dificultava a comunicação, veiculação e expansão de novas idéias e concepções produzidas. Sócrates, Platão, Aristóteles, na antiguidade, e Santo Tomás de Aquino, na idade média, representam bem o pensamento da época ao desenvolverem e difundirem, como filósofos e educadores, suas concepções de mundo. [...]


[...] Em síntese, na efetivação dessa forma de planejamento é importante que se ressaltem suas principais diretrizes: - a ação de planejar o]implica a participação ativa de todos os elementos envolvidos num processo de ensino; - deve priorizar a busca da unidade entre teoria e prática; - o planejamento deve partir da realidade concreta (aluno, escola, contexto social . - deve estar voltado para atingir o fim mais amplo da educação. CONCLUSÃO É muito difícil definir os limites do conceito ?relação professor- aluno?. [...]


[...] O planejamento de ensino nessa perspectiva estaria voltado eminentemente para a transformação da sociedade de classes, no sentido de torná-la mais justa e igualitária. Na prática, como se efetivaria essa forma de planejamento? Minha proposta tem como fundamento os princípios do planejamento participativo, forma de trabalho comunitário que se caracteriza pela integração de todos os setores da atividade humana, numa ação globalizante, com vistas à solução de problemas comuns. Essa forma de ação implica uma convivência de pessoas que discutem, decidem, executam e avaliam atividades propostas coletivamente. [...]

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