Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
UNIVERSIDAD...

Informações do trabalho

Data de Publicação
26/10/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
23 páginas
Nível
Para todos
Consultado
10 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário

Dificuldade de leitura e escrita no ensino fundamental

  1. Introdução
  2. Histórico da psicopedagogia
    1. Percursos da psicopedagogia no brasil
    2. Psicopedagogia no ceará
    3. Objeto de estudo
    4. Onde a psicopedagogia atua
  3. O processo de aprendizagem da leitura
    1. Dificuldades de aprendizagem
    2. Causas dos distúrbios da aprendizagem
    3. Um dos problemas detectados no desenvolvimento da leitura
    4. Tipos de leitura e os fatores que influenciam o interesse pela leitura
    5. Disponibilidade para a aprendizagem da leitura e escrita
    6. A importância da leitura e da escrita para o indivíduo e a sociedade
    7. O incentivo escolar à prática da leitura
  4. Ensino e aprendizagem da escrita
    1. Aprendizagem da escrita na visão de emília ferreiro

Observando a trajetória entre nós, é possível perceber que o texto literário, desde muito tempo, vem sendo usado como ápice da formação educacional, sobre o qual recaem múltiplas expectativas: possibilitar a incorporação de valores, instrumentalizar o uso da língua, transmitir conteúdos gramaticais assegurar o gosto pela leitura e escrita dentre outras.
Infelizmente, ao longo de todo percurso da educação em nosso país, verifica-se que a instituição escolar, salvo raras exceções, não conseguiu romper o pragmatismo e trabalhar com os textos literários em sua real dimensão de manifestações artística e cultural.
Em conseqüência disso, os alunos são submetidos a sessões intermináveis de exercícios de leituras, muitas vezes sem uma conexão lógica ou adaptada à sua própria realidade.
Na atualidade, apesar das políticas educacionais dos últimos governos estarem voltadas na busca da universalização do ensino, esta meta está longe de ser atingida, e continuamos ainda um país de “analfabetos”.
Sem dúvidas algumas, há um esforço e uma exigência de especialistas intelectuais, e de camadas populares carentes deste saber sistematizado, em transformar este sonho em realidade. E, ultimamente, se nota pela quantidade de pesquisa e de estudo voltados para a questão da alfabetização e o seu melhor método, na transformação deste quadro brasileiro e, em especial, do nordeste.
Neste sentido os especialistas tem se preocupado em desvendar os mecanismos intrínsecos ao processo de alfabetização. Na realidade, ainda não podemos dizer que tudo já foi esclarecido sobre como aprendemos a ler e a escrever, no entanto, muito já progredimos na direção a um melhor conhecimento desse processo.
No que tange a realidade brasileira, desde o período colonial, o ensino da leitura vem sofrendo discriminações, negligências e omissões. No entanto, a partir das últimas décadas, essa realidade de alguma forma tem sido o centro de discussões e debates, principalmente por parte daqueles que a vêem não como obrigação, mas como necessidade.
Diante dessas questões, não há dúvidas que o processo de leitura no sistema escolar é diferente e carece de inovações. Com base nessa problemática, este trabalho se propôs investigar essa realidade, tomando como referência a própria realidade.
Assim, o objetivo do estudo foi investigar através de uma pesquisa a importância do domínio da leitura e da escrita no ensino fundamental.
Os autores que serviram de embasamento teórico para a construção do texto foram Bamberger (1995), Carvalho (2005), Gonzalez (1997), Ferreiro (1990) e outros que subsidiaram os andamentos da redação deste trabalho. Suas contribuições foram significativas e singulares, principalmente para a formação do pensamento norteador da pesquisa.
O presente trabalho está organizado em capítulos da seguinte forma: Capítulo I, aborda o surgimento da psicopedagogia na Europa como sua expansão até o Brasil, relata também o movimento no Ceará, bem como a atuação do psicopedagogo.
O capítulo II enfatiza o processo de aprendizagem da leitura, suas dificuldades, causas, importância da participação da família e os fatores que interferem na aquisição da leitura. O capítulo III finaliza a pesquisa fazendo um relato sobre a aprendizagem da escrita, na visão de Ferreiro.
Com o resultado da investigação chegou-se a conclusão de que verdadeiramente o saber ler e escrever, são verdadeiros instrumentos que possibilitam ao indivíduo desfrutar de sua plena cidadania.

[...] No entanto, deve ficar claro, que a aprendizagem da leitura e da escrita é um processo complexo que envolve vários sistemas e habilidades é, não se pode esperar, portanto que seja determinado um único fator, como o responsável pela dificuldade para aprender. Na verdade, os distúrbios de aprendizagem, dependem de causas múltiplas, cabendo ao profissional evidenciar a área mais comprometida. Capovilla (2000) lista algumas dislexias comumente encontradas no dia-a-dia educacional. Dislexia visual: há distúrbios no sistema de análise visual das palavras. [...]


[...] Assim, o objetivo do estudo foi investigar através de uma pesquisa a importância do domínio da leitura e da escrita no ensino fundamental. Os autores que serviram de embasamento teórico para a construção do texto foram Bamberger (1995), Carvalho (2005), Gonzalez (1997), Ferreiro (1990) e outros que subsidiaram os andamentos da redação deste trabalho. Suas contribuições foram significativas e singulares, principalmente para a formação do pensamento norteador da pesquisa. O presente trabalho está organizado em capítulos da seguinte forma: Capítulo aborda o surgimento da psicopedagogia na Europa como sua expansão até o Brasil, relata também o movimento no Ceará, bem como a atuação do psicopedagogo. [...]


[...] É imprescindível frisar a importância da participação do psicopedagogo como colaborador, na prática de ensino nas instituições educacionais, no sentido de oferecer suporte a leitura e releitura do processo de aprendizagem e não-aprendizagem. A priore, o presente estudo teve a preocupação de levar aos profissionais em educação, a oportunidade de refletir sobre sua prática de ensino e alerta-los da necessidade urgente em criar condições para melhor desenvolvimento da leitura e da escrita da criança. Referência bibliográfica ASSUNÇÃO, E. E COELHO, J.M.T. [...]

...

Estes documentos podem interessar a você

A dislexia no ensino fundamental

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo dirigido   |  30/07/2007   |  BR   |   .doc   |   23 páginas

Mais Vendidos educação

A importância da sala de recursos para a educação inclusiva

 Sociedade   |  Educação   |  Monografia   |  17/07/2007   |  BR   |   .doc   |   39 páginas

A música na educação infantil: saberes e práticas

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  16/01/2007   |  BR   |   .doc   |   10 páginas
Compra e venda de trabalhos acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.