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Educação infantil e infância

Informações sobre o autor

Professor de geografia - Auxilar de Ensino
Nível
Especializado
Estudo seguido
Curso de...

Informações do trabalho

Rodrigo A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
5 páginas
Nível
Especializado
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. O CUIDAR E O EDUCAR
  2. EDUCAÇÃO E INFÂNCIA
  3. NADA MAIS SÉRIO QUE CRIANÇA BRINCANDO

É bom ressaltar que a Educação Infantil e Infância, no decorrer dos anos tiveram muitas transformações, ou seja, surgiram novas leis, normas, declarações, etc. Tudo para o bem estar da criança. Esses direitos devem ser respeitados no cotidiano da instituição. A infância é uma etapa fundamental na vida da criança para aprender e brincar. Sabe-se que muitas crianças não brincam, pois não lhe permitem este direito porque são obrigados a trabalhar. E o trabalho precoce é um dos fatores que impedem a vivencia plena da infância, com isso compromete o desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico social das crianças. Brincar para elas é aprender e aprender é brincar. Respeitar o direito das crianças inclui responsabilidade com o cuidar e o educar.
O cuidar e o educar, na Educação Infantil, não tem o mesmo significado que ?o ensinar? nas Séries Iniciais, ou seja, um currículo não escolarizante tem um tempo e um espaço diferente, fundamentados nos direitos da criança de 0 a 6 anos. No documento do Ministério da Educação e do Desporto /1997 (critérios para o atendimento na Educação Infantil) identificamos alguns critérios essenciais que auxiliam na organização curricular dessa etapa. Esses critérios definem que as crianças têm direito.
Conclui-se através desta pesquisa com o tema Educação Infantil e Infância, que: a Instituição onde a criança freqüenta deve ser um lugar agradável, onde a criança tenha prazer de estar, onde se sinta feliz, protegida e amada; um espaço organizado e voltado para atender as necessidades da criança ? o afetivo, o cognitivo, a motricidade ampla e fina, o emocional, entre outros. Enfim, é preciso que a criança receba esta atenção da Instituição de Educação Infantil desde o berçário até o Pré-Escolar, visto que a maioria chega bem cedo por volta das 6:30 da manhã e vai para casa às 18:30, ficando 12 horas dentro da Instituição. É muito tempo, então é imprescindível que este tempo seja organizado e cative a criança possibilitando sua expressão oral e corporal, desenvolvendo suas diversas potencialidades.

[...] A luticidade faz parte desse processo, pois segundo Moyles (2002), brincar é um meio pelo qual os seres humanos e animais exploram varias experiências em diferentes situações para diversas finalidades? CONCLUSÃO Conclui-se através desta pesquisa com o tema Educação Infantil e Infância, que: a Instituição onde a criança freqüenta deve ser um lugar agradável, onde a criança tenha prazer de estar, onde se sinta feliz, protegida e amada; um espaço organizado e voltado para atender as necessidades da criança o afetivo, o cognitivo, a motricidade ampla e fina, o emocional, entre outros. [...]


[...] A mudança deste contexto pode ser garantida por políticas publicas que garantam o acesso e permanência de todas as crianças a educação de qualidade, para que as mesmas possam viver sua infância dignamente. Muitas crianças deixam cada vez mais de conviver no espaço privado, ou seja, de se relacionarem com irmãos, primos, vizinhos de idade semelhante, para ocuparem cada vez mais o espaço publico das instituições externas às famílias e lá estabelecerem os contatos afetivos sociais cotidianos. Os amigos são aqueles com os quais as crianças convivem nas instituições de educação, sendo que na maior parte das vezes, os contatos são realizados somente naquele lugar. [...]

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