Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
FACECA/FADIVA

Informações do trabalho

Data de Publicação
10/01/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
18 páginas
Nível
Para todos
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3 vez(es)
Validado por
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Ética e a formação de professores

  1. Introdução
  2. A ética e a formação dos professores
    1. Posição do Céptico
    2. A Posição do Dogmático
    3. A Posição de quem dialoga e argumenta
    4. Novas atitudes docentes
  3. Conclusão
  4. Referências bibliográficas

A discussão ética está cada vez mais presente no dia-a-dia da escola, do ensino básico à universidade, deixando de ser preocupação exclusiva dos professores de filosofia para se tornar objeto de reflexão de todo educador. Seja porque é preciso lidar com alunos ditos especiais (portadores de algum tipo de deficiência física ou mental e também os superdotados), seja porque situações insólitas (assédios sexuais, prática de agressões etc.) se tornam mais e mais comuns no ambiente escolar, os professores acabam sendo chamados a pensar sobre questões éticas.
Sem dúvida, apenas pensar não resolve, não dá respostas para problemas que exigem ações urgentes, contudo o inverso também se coloca: agir sem refletir, sem ponderar, sem buscar ultrapassar a esfera do imediato freqüentemente leva ao agravamento da dificuldade enfrentada.
Se os cursos de formação de professores não têm como fornecer a bula pedagógica capaz de sanar os problemas éticos impostos por cada caso concreto do cotidiano escolar — até porque tal bula seria, com razão, sempre um objeto de crítica — como então contribuir para que o futuro docente possa enfrentar os desafios de uma realidade múltipla e mutável?
Considerando que qualquer ação é motivada por algum tipo de razão, explicita ou não, uma das pistas aqui sugeridas é o exame das razões que têm orientado, no curso da existência humana, o desenvolvimento de determinadas visões de mundo: o cepticismo em relação ao outro, o dogmatismo contra o outro e a busca do diálogo com outro.

[...] Para Pirrón, nem os sentidos nem a razão podem nos proporcionar segurança alguma, de sorte que todos os critérios são falhos e fenecem à sombra da indeterminação e da incomensurabilidade de todas as coisas. Como ficam, a partir dessa visão, as fronteiras entre o ético e o não ético? Simplesmente desaparecem, passando a depender do momento singular em que as ações são praticadas pelos homens, pois que é não é mais que aquilo que não (REALE & ANTISSERI p. 239) segundo afirmava Timón, discípulo de Pirrón. [...]


[...] Mas é justamente por isso que o grupo de professores e especialistas de uma escola precisa explicitar princípios norteadores para a vida prática decorrentes de um consenso mínimo, a partir da busca de sentidos de sua própria experiência . Não se trata, obviamente, de inculcar valores, de doutrinação política ou religiosa , mas de propiciar aos alunos conhecimentos estratégicos e procedimentos de pensar sobre valores e critérios de modos de decidir e agir . Mas como escreve Santos (1996, p.104) , importa que o desenvolvimento dessas competências radique num currículo que antecipe situações de aprendizagem intencionalmente dirigidas para essa finalidade”. [...]


[...] Os professores não podem mais ignorar a televisão, o vídeo, o cinema, o computador, o telefone, o fax, que são veículos de informação, de comunicação, de aprendizagem, de lazer, porque há tempos o professor e o livro didático deixaram de ser as únicas fontes do conhecimento. Ou seja, professores, alunos, pais, todos precisamos aprender a ler sons, imagens, movimentos e a lidar com eles. Kenski (1996, p. 133) apresenta esse assunto de uma forma muito pertinente: Os alunos aprendem em múltiplas e variadas situações. [...]

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