Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Explorando a música na educação infantil

Informações sobre o autor

Professora de Educação Infantil
Nível
Especializado
Estudo seguido
Pedagogia -...

Informações do trabalho

Tâmara S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
2 páginas
Nível
Especializado
Consultado
4 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
1 Avaliaçao cliente
3
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Repertório musical na Educação Infantil
  3. Como ampliar o repertório na Educação Infantil
  4. Considerações
  5. Bibliografia

Sabe-se que a música na Educação infantil tem-se restringido a momentos de recreação, festas comemorativas, não havendo muitas vezes um objetivo maior relacionado ao desenvolvimento da criança. Dessa forma, é necessário reconhecer a música como uma linguagem, parte integrante na formação integral da criança. Portanto, ensinar a descobrir o mundo dos sons, fazendo pesquisa de rítimos, melodia, harmonia é um grande prazer e aprendizado para as crianças.
Ensinar a criança a cantar é como ensinar a criança a brincar, é buscar na magia da criança o belo-prazer da música. Com isso, buscando esse trabalho com música na educação infantil o professor ajudará (às crianças) em seu desenvolvimento, no seu fazer musical ajudando-a inicialmente a quebrar o preconceito de que não sabe cantar ou não tem rítimo.
Portanto, a mediação do professor deve ser essencial, pois este como formador de conhecimento deve quebrar esses preconceitos de que ?algumas crianças tem rítimo e jeito para cantar e outras não tem? ajudando-as no conhecimento e aprimoramento da linguagem musical. Portanto, ensinar música é garantir à criança a compreensão de que ela canta porque identifica os sons do seu ambiente, que bate o rítimo na pulsação porque internalizou essa pulsação, proporcionado-a segurança e confiança do ato de se expressar através da linguagem musical.

[...] Apresentar estratégias de ensino é uma boa forma para prender a atenção das crianças pois sabemos que as crianças na Educação infantil, principalmente nas faixas etárias iniciais não tem muita concentração para parar e ouvir música. Desta forma, através de estratégias contextualizadas o trabalho com música pode ser tornar mais prazerosos para as crianças. Portanto, devemos apresentar as músicas através de jogos, histórias, brincadeiras, dramatizações, danças, motivando a participação das crianças. Considerações Ao desenvolver coma as crianças estratégias de aensino explorando as paisagens sonoras estaremos ampliando o repertório das delas, pois elas estarão adquirindo novos conhecimentos musicais e desenvolvendo seus potenciais artísticos. [...]


[...] EXPLORANDO A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Sumário Introdução 3 Repertório musical na Educação Infantil 3 Como ampliar o repertório na Educação Infantil 4 Considerações 4 Bibliografia 5 Introdução Sabe-se que a música na Educação infantil tem-se restringido a momentos de recreação, festas comemorativas, não havendo muitas vezes um objetivo maior relacionado ao desenvolvimento da criança. Dessa forma, é necessário reconhecer a música como uma linguagem, parte integrante na formação integral da criança. Portanto, ensinar a descobrir o mundo dos sons, fazendo pesquisa de rítimos, melodia, harmonia é um grande prazer e aprendizado para as crianças. [...]

Estes documentos podem interessar a você

A música na educação infantil: saberes e práticas

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  16/01/2007   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

O trabalho com a música na educação infantil

 Administração e marketing   |  Administração   |  Monografia   |  01/12/2006   |  BR   |   .doc   |   17 páginas

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas