Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Gestão escolar: foco na qualidade

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

CLEONICE A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
34 páginas
Nível
Especializado
Consultado
13 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
1 Avaliaçao cliente
4
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Metodologia
  3. Embasamento teórico
    1. Definição de qualidade e gestão
    2. As ?ondas? da qualidade
    3. A primeira ?onda?: o estilo japonês de pensar a qualidade
    4. A segunda ?onda? da qualidade: o foco no cliente
    5. A terceira ?onda?: pensando o impacto social e a qualidade de vida
  4. Educação e qualidade
    1. Aluno, razão da escola
    2. Crise na educação
    3. Qualidade: saída para crise na educação
  5. Gestão de qualidade
    1. Gestão escolar
    2. O Diretor, agente da ligação escola-comunidade
    3. Gestão escolar por liderança
    4. O perfil do líder escolar

Na perspectiva da chegada do novo século, a escola se volta para renovação, com o objetivo da conquista da Qualidade. Qualidade é uma ?onda? que revoluciona o universo das organizações nesta segunda metade do século. O presente trabalho trata especificamente desta ?onda? chamada Qualidade, aliada à Gestão. A Qualidade nasceu nas empresas e agora atinge outras instituições presentes na sociedade. Dentre estas instituições, encontra-se a escola. Acompanhando a Qualidade encontra-se a Gestão. Este conjunto, Qualidade, Escola e Gestão estão em pauta neste trabalho, cada qual com sua especificidade. A escola ao longo das décadas enfrenta inúmeros problemas e crises, acompanhando a Escola está a Gestão. Uma Gestão de Qualidade passa a fazer parte do cotidiano da escola, como recurso para colocar fim a tantas crises. A escola, um equipamento social e público, deve, pois, permitir a entrada de novos recursos, novos conceitos para poder enfrentar o novo século mais preparada e equipada. O texto deixa claro a importância do aluno para com a escola, mostra também os desafios para serem enfrentados por uma Gestão de Qualidade. De modo geral apresenta conceitos de Qualidade, bem como, as barreiras que se enfrentam para colocar em prática essa qualidade e por fim o resultado da Qualidade aplicada à escola. É por essa busca incansável da Qualidade que a Gestão deve lutar, pois uma educação que se pretende de Qualidade, precisa contribuir progressivamente para formação de cidadãos capazes de responder aos desafios colocados pela realidade e nela intervir.

[...] Sendo assim, a escola precisa se adequar aos novos tempos, não com uma maquilagem superficial e enganadora, mas como profissionais habilitados e competentes para gerir e repensar o sistema dentro do processo de Educação com Foco na Qualidade REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática pedagógica. São Paulo: Papirus DEMO, Pedro. Educação e qualidade ed., São Paulo: Papirus FREIRE, Paulo, NOGUEIRA, Adriano & MAZZA, Debora. Fazer escola conhecendo a vida ed., São Paulo: Papirus GIL, Antonio Carlos. [...]


[...] Uma escola de qualidade deve ajudar na preparação para a vida ?lato sensu?, mas não pode cair no engano de definir o que é ?desejável? ou ?prático?, transformando-se em um projeto de difusão ideológica unidimensional. Da mesma forma que a humanidade transcende as ideologias, a escola deve ser capaz de transcender aspectos conjunturais e temporais. O ser humano é o foco. É ele que se utiliza de todas as atitudes para modelar, ele mesmo, sua proposta de vida. É certo que, dentre todas as instituições da atualidade, a escola é uma das mais aparelhadas para ajudar as pessoas a pensar claramente, exercitar um julgamento independente, analisar e realizar crítica construtiva. [...]


[...] o Foco no Cliente A Terceira Pensando o Impacto Social e a Qualidade de Vida 16 CAPÍTULO III EDUCAÇÃO E QUALIDADE Aluno, Razão da Escola Crise na Educação Qualidade: Saída para Crise na Educação 23 CAPÍTULO IV GESTÃO DE QUALIDADE Gestão Escolar O Diretor, Agente da Ligação Escola-Comunidade Gestão Escolar por Liderança O Perfil do Líder Escolar 41 CONSIDERAÇÕES FINAIS 44 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 45 INTRODUÇÃO A proposta de desenvolvimento deste trabalho monográfico, deve-se ao fato de que Gestão Escolar com foco na Qualidade, na última década do século XX, é tema de constantes debates, palestras e seminários de educadores e especialistas da educação. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Gestão democrática na escola

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  21/05/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas