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Implantação de programas de educação a distância

Informações sobre o autor

professor tutor - professor presencial
Nível
Especializado
Estudo seguido
História -...

Informações do trabalho

Hélio M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
7 páginas
Nível
Especializado
Consultado
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Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Implantação de programas de educação a distância

Implantação e desenvolvimento de Disciplinas semipresenciais no Centro Universitário do Distrito Federal

O Centro Universitário do Distrito Federal - UniDF tem disponibilizado, tem disponibilizado em sua matriz curricular, disciplinas semipresenciais, essas de acordo com os termos da Portaria nº. 4059, de 10/12/04 e do art. 81, da Lei de Diretrizes e Bases ? LDB, nº. 9394/96. Essa disposição, pioneira entre as instituições de ensino no DF, deu-se muito em favor da implantação de um Centro de Tecnologia Educacional, CTE, que se destina a incorporar, executar e disseminar técnicas educacionais, recursos audiovisuais aplicados ao ensino, sistema de educação presencial e a distância, com aplicação de recursos de informática e tecnologias que aliados a uma estratégia de ensino de valor tem evoluído de forma ímpar no que se refere à implantação de um programa eficaz de ensino semipresencial.
A partir de leituras de autores como Wickert (2001) e Machado (1990), e de noções retiradas de debates realizados nos fóruns de disciplinas anteriores da 3ª Turma de Pós-Graduação em Ead, a eficácia de projetos que incluem o ensino semipresencial está ligada a pressupostos que se tornam essenciais para o sucesso do projeto. Dentre esses pressupostos, vale destacar os seguintes, escolhidos pela sua relevância:
? Compromisso do aluno ? A Educação à Distância requer um perfil diferenciado do aluno, que nesse método, tem a tarefa de organizar sua rotina de estudo, já que não há uma cobrança por parte de terceiros. Buscando uma melhor adequação à sua realidade, o aluno usa da melhor forma possível a flexibilidade de horários encontrada na EaD, com o cuidado de não desvirtuar o objetivo inicial desse método, que é uma boa interatividade.
? Idoneidade da instituição que oferece o curso - Devido à vasta profusão de cursos à distância que acontece atualmente, a reputação da instituição deve ser observada, sobretudo em relação à sua idoneidade e experiência em cursos não-presenciais.
? Excelência do conteúdo pedagógico ? De acordo com Maria Lucia Wickert, a eficácia de um curso à distância está ligada à concepção educacional e não ao sistema operacional. Dessa maneira, é extremamente importante a reunião de pessoas ligadas à educação, bem como vinculadas ao assunto a ser abordado, de modo a constituir um conteúdo de valor, permitindo ao aluno o acesso a um material de qualidade. É bem verdade que os profissionais responsáveis pelo sistema operacional formam uma parcela importante para o bom funcionamento do curso, possibilitando um ambiente de ensino de fácil assimilação, no caso dos cursos on-line.
A partir do conhecimento desses pressupostos, amplamente difundidos como essenciais para a EaD, pode-se concluir que o Centro de Tecnologia Educacional da Unidf (CTE/Unidf), que em interação com o Centro de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (CPDI) planeja todas as ações no que se refere à implantação desse projeto tem um longo caminho a percorrer antes de concluir com louvor, a intenção inicial de desenvolver um projeto de eficácia comprovada e aceitação plena por parte de seus alunos.
De ante mão, é mister informar que esse caminho, em parte, já foi percorrido pois, no que se refere

CTE é a sigla dada ao Centro de Tecnologia Educacional do UniDF; que em interação com o Centro de Planejamento e Desenvolvimento Institucional ? CPDI destina-se a incorporar, executar e disseminar técnicas educacionais, recursos audiovisuais aplicados ao ensino, sistemas e programas de educação presencial e a distância, com aplicação de recursos de informática e demais tecnologias.
Inicialmente, o CTE disponibilizou aos alunos da Rede Curricular do Unidf, apenas disciplinas: Ética Geral e Cidadania e Metodologia Científica, com 372 inscrições. No 1º Semestre de 2006, foi ampliada a oferta para Introdução à Ciência Política, Direito Romano e Lógica Formal, subindo o número anterior para 1.240 inscrições. No 2º semestre de 2006 foi duplicado o número de inscrições passando a ser 2.148, nas mesmas cinco disciplinas. No 4º semestre de funcionamento, com essa metodologia, além das disciplinas citadas, foi incluído Métodos e Técnicas de Pesquisa, Relações de Consumo e Língua Portuguesa. Dessa vez com 2.865 inscrições. Neste semestre (2º/2007) o CTE estará com 15 disciplinas, incluindo, dentre as já ofertadas: Direito Ambiental, Direito Internacional Público, Pesquisa Operacional Cultura Política, Legislação Aplicada Administrativa, Inovação e Criatividade, Desenvolvimento de Competência e Liderança e Iniciação à Pesquisa.
Mas, foi depois da vivência de dois semestres letivos que o reconhecimento institucional se efetivou a julgar pela formalidade da criação do CTE expressa pelo Ato da Reitoria nº 03/2006 de 03.04.2006 e Portaria nº 09/2006-Reitoria de 31.03.2006.

[...] Existe um conjunto (atualmente são de servidores Web, que tem a função de receber as requisições dos navegadores (browsers). Estes servidores buscam as páginas que necessitam entregar num servidor NAS (são um reserva do outro) e dados para montar páginas específicas em servidores de banco de dados (são dois ativos e um de contingência, que pode substituir qualquer um dos outros 2 em caso de falhas). O correio eletrônico é mantido em 2 servidores com as contas de e-mail e mais 2 servidores com o sistema Ironport de gerência de spam e vírus. [...]


[...] De ante mão, é mister informar que esse caminho, em parte, já foi percorrido pois, no que se refere CTE é a sigla dada ao Centro de Tecnologia Educacional do UniDF; que em interação com o Centro de Planejamento e Desenvolvimento Institucional CPDI destina-se a incorporar, executar e disseminar técnicas educacionais, recursos audiovisuais aplicados ao ensino, sistemas e programas de educação presencial e a distância, com aplicação de recursos de informática e demais tecnologias. Inicialmente, o CTE disponibilizou aos alunos da Rede Curricular do Unidf, apenas disciplinas: Ética Geral e Cidadania e Metodologia Científica, com 372 inscrições. [...]

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