Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Importância do trabalho em grupo na aprendizagem

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

CLEONICE A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
22 páginas
Nível
Especializado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Importância do trabalho de grupo na aprendizagem
  2. Histórico da dinâmica de grupo em educação
  3. Desenvolvimento intelectual do aluno através do trabalho
    1. O aluno e o grupo classe
    2. Características do grupo de classe
  4. Capacidade de inter-relações entre alunos, alunos-alunos e alunos-professores
  5. O verdadeiro papel do professor no trabalho de grupo

A aprendizagem é um processo sensível facilmente afetado por alterações no aprendiz ou no meio ambiente. Este fato nos permite observar que o aprendiz tem que estar constantemente sendo motivado, para que o processo de aprendizagem possa ter continuidade, pois os indivíduos procuram mudanças de estímulos, caso contrário, estes tendem a entrar em estado de tédio o que provocará respostas sempre iguais, o que levando os indivíduos a se manterem em repouso.

[...] Fica evidente mediante a tais conhecimentos que os trabalhos de grupo em uma sala de aula são de fundamental importância no desenvolvimento da capacidade de relações sociais, o que favorece a autonomia do aluno mediante a situações de seu cotidiano, podendo estar mais capacitado para sua inserção e aceitação na sociedade em que vive O verdadeiro papel do professor no trabalho de grupo A formação e capacidade pedagógica de um professor é, ao menos em parte, produto daquilo que se considera que, deve saber e saber fazer um professor, refletindo-se nos currículos que ordenam sua formação. [...]


[...] vol Vozes; Petrópolis ANEXOS APRESENTAÇÃO Objetivos Começar a integração do grupo, partindo de algo fundamental: conhecer-se mutuamente, iniciando a relação interpessoal; Romper o gelo desde o princípio, a fim de desfazer tensões; Demonstrar que nenhum membro do grupo pode passar despercebido; Dar uma primeira idéia dos valores pessoais dos membros participantes. Tamanho do grupo Vinte e cinco a trinta membro Tempo exigido Quarenta e cinco minutos aproximadamente. Ambiente físico Uma sala bastante ampla com cadeiras para acomodar todos os integrantes. [...]


[...] TAMANHO DO GRUPO Vinte e cinco a trinta pessoas. TEMPO EXIGIDO Quarenta minutos, aproximadamente. AMBIENTE FÍSICO Uma sala suficientemente ampla para formar um círculo de cadeiras afim de acomodar todos os participantes. PROCESSO Este exercício é muito válido, sendo aplicado depois que o grupo já atingiu um determinado grau de solidariedade e conhecimento mútuo, e sendo por todos aceito para sua realização: Dois ou três participantes, voluntários ou escolhidos pelo grupo, um de cada vez implacavelmente vai a passarela em frente de cada participante e diz-lhe tudo o que lhe parece saber, os aspectos positivos, negativos . [...]

Estes documentos podem interessar a você

Relatório em saúde coletiva

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  22/03/2007   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

A importância do dentista no programa saúde família

 Biologia e medicina   |  Odontologia   |  Monografia   |  06/05/2009   |  BR   |   .doc   |   29 páginas

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas