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Limites e possibilidades de leitura da obra de arte por professores do ensino fundamental

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Silvana M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
9 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Proposta triangular: referência para o educador do ensino fundamental
  3. Beleza, forma e conteúdo: um norte para leitura da obra de arte
  4. A leitura da obra de arte e o arte-educado
    1. Possibilidades de leitura
  5. Leitura 1 ? arte-educador sfa 1
    1. Uma breve análise da leitura de imagem

O objeto de reflexão desse estudo é a leitura da obra de arte por professores do Ensino Fundamental I e embora a arte envolva as linguagens: artes visuais, teatro, dança e música, direcionamos nosso estudo apenas para a visual, como opção e consciência de evitar um ensino polivalente das artes. O interesse pela temática se traduz pelas inquietações e desafios vivenciados em sala de aula, uma vez que como educadora das séries inicias do Ensino Fundamental, ensinar arte, sem ter tido uma formação adequada, não tem sido uma tarefa fácil.
Discutiremos ao longo dessa reflexão sobre as noções de beleza, forma e conteúdo, como elementos da estética; articulando-os aos fundamentos da Abordagem Triangular; e, às idéias de alfabetização artística e estética, visando identificar os conhecimentos estéticos que o/a arte-educador/a deve mobilizar em favor da alfabetização nas artes visuais.

[...] Educação A pertinência de situar o conhecimento e o sentido na arte na Grécia Antiga possibilita compreendermos nossa história e as influências do legado da época no nosso modo de pensar arte e conseqüentemente o ensino de arte no mundo ocidental; contudo, essa referência ao passado deve reconhecer que na contemporaneidade têm ocorrido mudanças no mundo da arte e da estética que repercutem na arte-educação. Sobre o assunto ver: PARSONS, Michel J., BARBOSA, Ana Mae Vale destacar que para Helena Martins, esses dois tipos de leitura se complementam, uma vez que precisamos do conhecimento dos códigos para compreender e atribuir sentido. [...]


[...] A leitura da obra de arte e o arte-educador Pensar as leituras da obra de arte no contexto escolar, as dúvidas pairam acerca do que e como abordar os elementos da composição artística, como realizar a leitura da obra de arte. De fato, diante dos desafios que é ensinar arte, a prática mais comum do ensino de arte nas séries iniciais do Ensino Fundamental, ainda está muito vinculada à idéia de arte como atividade. Assim, o ensino da arte, continua sendo um recurso a outras disciplinas do currículo e até mesmo, uma forma de ilustrar as datas comemorativas vivenciadas pela escola. [...]


[...] Entre essas contribuições, o arte-educador, pode contar com sugestões de roteiros de leitura da obra de arte, sugeridos por pesquisadores, críticos de arte e arte-educadores. Uma sugestão de diretrizes[4], para auxiliar o leitor da obra de arte, é apresentada pelo artista plástico e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Sebastião Pedrosa[5], em alusão as propostas de arte apresentadas por Feldman e Rod Taylor . Ele chama a atenção para a necessidade da leitura se apoiar em categorias que possibilite nortear uma observação objetiva. [...]

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