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Literatura Infantil

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
UEPG:Univer...

Informações do trabalho

Graciane G. F.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
9 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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Este trabalho tem objetivo principal de contribuir com o ensino da Literatura Infantil em sala de aula no Ensino Fundamental I, considerando importante o papel do professor como mediador entre a criança e a obra literária. E ainda propiciar aos educadores um aprofundamento do conhecimento sobre a Literatura Infantil e do trabalho a ser realizado no contexto educacional de ensino, ressalta-se nessa literatura seu potencial formativo junto às crianças. O tema torna-se relevante para que o professor possa perceber a relação entre a Literatura e a vida, entendendo desse modo à propriedade formativa da Literatura, sentir a necessidade e importância de estabelecer essa relação na escolha de livros para o trabalho docente que pretenda realizar com eles. Destacam-se ainda alguns autores suas obras e pensamentos e também possíveis critérios para escolha de obras infantis a serem trabalhadas em sala de aula que satisfaçam as exigências essenciais para serem considerada literatura para crianças e estejam adequadas aos propósitos de ensino e às possibilidades cognitivas dos alunos.

[...] Rio de Janeiro: Paz e Terra p.12. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF COELHO, N. N. Literatura Infantil: Teoria, análise, didática. São Paulo (p. [...]


[...] Na infância, mais do que em qualquer outra idade, tudo está em transformação. Enquanto não conseguirmos consideravelmente segurança dentro de nós mesmos, não podemos nos comprometer em lutas psicológicas difíceis, a menos que uma saída positiva nos pareça segura, qualquer que sejam as oportunidades que para isto a realidade apresente (BETTELHIEM p e 50). O professor pode adquirir um relacionamento com seu aluno, passando a ser um amigo em todos os momentos. Não adianta o professor somente querer ensinar e esquecer-se de aprender. [...]


[...] A literatura infantil, indubitavelmente, exerce a função de mediadora da vida do leitor, para que ele alcance sua identidade. O indivíduo busca no "conto de fadas" um significado para a sua existência e aplica essa significação no mundo real. Eis aí então um paralelo entre mundo imaginário e real, que possibilita a fuga do pragmatismo social pelo encantamento, pela magia, visando o ideal de felicidade. (MACHADO p.81) A literatura infantil proporciona as crianças uma maneira mais suave e colorida de enxergar o mundo, faz com que despertem para a leitura e escrita, facilitando visões mais reais e favoráveis da realidade que os cerca e despertando o gosto pela leitura, fator positivo devido à cultura oferecida A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS Os contos são muito relevantes para a criança que não consegue ainda compreender o sentido dos conceitos morais e incompreensíveis. [...]


[...] O aluno com uma mente saudável estará apta a enfrentar qualquer situação que a vida lhe impor seja relacionado aos seus medos, inseguranças, autoestima ou de sucesso seja na vida acadêmica como fora da escola, o sujeito bem preparado supera com mais facilidade os percalços da vida. CONSIDERAÇÕES FINAIS A contribuição do presente trabalho ao ensino da Literatura Infantil foi apresentar o trabalho e pensamento de alguns autores para clarear o trabalho docente e estimular o professor para a elaboração de propostas pedagógicas que resultam em gosto pela leitura e exploração da realidade de vida do leitor. O objetivo foi oferecer subsídios ao trabalho do professor no ensino da Literatura Infantil enfatizando sempre seu papel mediador entre o livro e crianças-leitoras. [...]


[...] Entende as ações dos que a cercam, interage com o meio ambiente em que vive. Ao ingressar na Escola cerca-se de regras, limite, estímulos, passa a conviver com outras crianças aprende então a respeitá-las para ser respeitada. A escola ainda valoriza seu bom comportamento, dá espaço a sua imaginação criativa lhe impõe desafios ajudando-a resolver os problemas fazendo com tenha um desenvolvimento físico e intelectual saudável. A infância sendo valorizada houve então mais união nas famílias, mais zelo com a educação e formação intelectual e consequentemente o entendimento da emoção para o pleno desenvolvimento, inventada a literatura infantil e reformada e escola. [...]

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