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Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
144 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. O construtivismo
    1. Jean Piaget
  2. Vygotsky
  3. Emília Ferreiro
  4. Conclusão
  5. Referências bibliográficas

Ao se analisar a educação ao longo da história percebe-se que o período de tempo é muito longo, mas as evoluções são poucas, sempre atendendo as classes superiores em detrimento da massa popular. Não é necessário regredir muitos anos na história para perceber o descaso social e educacional, há sempre um ensino de alto nível para formar a classe dominante, e quando há educação para a população majoritária, esta é fraca, sem qualificação e sem grandes apoios governamentais.
Atualmente no Brasil a educação encontra-se em meio de inúmeras discussões: - como educar; - quem é o aluno; - qual o papel do professor; e muitas outras questões que visam a formação crítica e dinâmica dos alunos.

[...] Então existem, para os que desejam uma fecunda convivência com os setores populares, duas frentes de luta: luta contra o autoritarismo que hoje se instalou na estrutura do poder dentro da universidade, e outra, orientar os jovens universitários para a convivência com os deserdados da educação, formar profissionais do ensino, atentos às necessidades educacionais da população esquecida.? (Gadotti, 1984:141) Segundo Piletti (1997, p a primeira lei brasileira a estabelecer as diretrizes e bases da educação nacional, em todos os níveis, do pré- primário ao superior, foi a Lei n.º 4024, de 20 de dezembro de 1961 (embora fosse promulgada apenas nesse ano, o seu projeto chegou ao Congresso Nacional ainda em 1948, onde foi discutido durante treze anos). [...]


[...] Todos os envolvidos no processo educativo percebem a necessidade de transformar a forma como se processa a prática pedagógica, a fim de garantir a qualidade nas escolas estaduais. Entretanto, é visível que a caminhada é longa, e que é preciso saber contornar os obstáculos. Atualmente são muitas as leis que dizem respeito à educação, mas não garantem a educação a todos, pois o acesso à escola não depende apenas das leis, os problemas sociais, culturais e históricos de cada país é quem vão determinar as características da evolução educacional nas classes sociais, provando que o sistema ainda é falho, por mostrar um número altíssimo de analfabetos. [...]

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