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O Brinquedo

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
UNIASSELVI...

Informações do trabalho

Déborah V.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
7 páginas
Nível
Para todos
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Nutrição x desnutrição na infância
  2. Desnutrição e alterações funcionais
  3. A respiração
  4. Mecanismos de defesa do trato respiratório da criança desnutrida
  5. Pneumopatias associadas à desnutrição
  6. Abordagem fisioterapêutica em pneumopatias associadas à desnutrição na infância

Esse artigo foi desenvolvido com o objetivo de conhecer melhor o brinquedo, sua ação sobre a criança, e também, as funções que pode assumir desde a social, a afetiva e em maior relevância, a educacional.
Estudar o brinquedo é sempre algo fascinante, pois a magia, o entusiasmo, a emoção e o prazer de fazer e aprender, estão presentes em situações de jogo e de brincadeira, não podem ficar ausente, nem mesmo quando se trata de pesquisa e literatura.
Em diferentes sociedades e culturas a relação do brinquedo na educação vai assumindo dois contornos diferenciados, conforme a concepção que se tem de criança e de infância, de brinquedos e de educação.

[...] Após todas as posições teóricas explicitadas neste artigo, o que pode-se compreender é que Piaget vê o brinquedo ou jogo como um fator de desenvolvimento emocional, social e intelectual, uma atividade que deve sempre estar associada à alegria, criatividade e imaginação, e que o brinquedo tem uma grande importância na vida das crianças, pois através do mesmo, é que a criança aprender a relacionar-se com o mundo. QUESTIONÁRIO Para você, o que é o brinquedo? Professora Marli responde: Brinquedo é uma forma onde a criança se expressa explorando e conhecendo melhor o que é real, criando e recriando-o a sua maneira de ver o mundo. [...]


[...] na brincadeira do faz-de-conta (chamada por ele de jogo simbólico) as crianças criam símbolos lúdicos que podem funcionar como uma espécie de linguagem interior, que permite a elas reviver e repensar acontecimentos interessantes ou impressionantes. As crianças, mais do que repensar necessitam reviver os acontecimentos, para isso recorrem ao simbolismo direto da brincadeira?. Este entendimento do brinquedo como fator de constrição e também defendido por pesquisadores educacionais, que vêem no brinquedo um instrumento que proporciona a aprendizagem e o desenvolvimento de várias habilidades, pois o brinquedo materialmente falando, é recurso de aprendizagem, sua escolha deve ser função do ambiente escolar, dos objetivos do ensino e dos princípios de aprendizagem. [...]

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