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O desenvolvimento do processo de atenção e a escola

Informações sobre o autor

Professor de geografia - Auxilar de Ensino
Nível
Especializado
Estudo seguido
Curso de...

Informações do trabalho

Rodrigo A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
4 páginas
Nível
Especializado
Consultado
99 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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O processo de desenvolvimento da atenção é dividido em duas categorias, a atenção involuntária, onde o ser humano não tem controle sobre o que lhe chama a atenção, e atenção voluntária, onde a pessoa decide o que é relevante para si, direcionando sua atenção para o que é mais importante, ou o que lhe estimula mais. Nas escolas a falta de atenção das crianças muitas vezes esta na relação equivocada do conteúdo, que acaba não tendo vinculo com a realidade do aluno.
A atenção é um processo que se apresenta no ser humano de forma inata e vai se desenvolvendo de acordo como ele interage com mundo, para isso as pessoas selecionam as informações organizando sua ação no mundo, conforme afirma DA SILVA (2007, p.65), ?ela se apresenta para o ser humano de forma inata, e aos poucos vai adquirindo novas formas e expressões?.
A criança desde que nasce é inserida num mundo cheio de informações, com uma grande quantidade de estímulos e de conhecimentos, mas não consegue dirigir sua atenção, neste período sua atenção se dá as mudanças que a criança sente no ambiente, ao barulho, as coisas que a criança não esta acostumada. Neste período o a atenção do ser humano esta localizada num plano de atenção involuntária.
Quando a criança tem sua atenção voltada para uma bola que é jogada de um lado para o outro ou uma música alta, ou ainda outra criança gritando, ela não tem controle desta atenção, não seleciona e não controla sua ação, porque este gesto da criança não é intencional, é involuntário.
A atenção dos alunos, seja eles, crianças ou adolescentes, muitas vezes não é prendida pelo professor, mas não pode se dizer que este seja o único responsável, como também não pode se apenas culpar o aluno por falta de interesse ou preguiça. A escola como um todo tem que participar na construção da atenção voluntária do aluno para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Segundo DA SILVA (2007, p.68), ?o ser humano ao se apropriar dos conhecimentos, atribui significado para as coisas, ampliando assim elementos geradores da atenção?.

[...] Desta forma, não se pode afirmar que o aluno na escola estudará apenas o que ele vive e o que ele quer, mas que os conteúdos tenham para o aluno um significado e que a partir do que ele vive amplia-se seus conhecimentos para um todo, para o mundo CONCLUSÃO A atenção dos alunos, seja eles, crianças ou adolescentes, muitas vezes não é prendida pelo professor, mas não pode se dizer que este seja o único responsável, como também não pode se apenas culpar o aluno por falta de interesse ou preguiça. [...]


[...] Neste período o a atenção do ser humano esta localizada num plano de atenção involuntária. Quando a criança tem sua atenção voltada para uma bola que é jogada de um lado para o outro ou uma música alta, ou ainda outra criança gritando, ela não tem controle desta atenção, não seleciona e não controla sua ação, porque este gesto da criança não é intencional, é involuntário. Mas é importante entender que quando esta atenção passa a ser voluntária a atenção involuntária não deixa de existir, de acordo com DA SILVA ( 2007, p.66): O bebê humano apresenta, no inicio de sua vida, reações sensoriais aos estímulos fornecidos pelo meio, chamadas de atenção involuntária. [...]

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