Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

O ensino da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
Faculdade...

Informações do trabalho

Fernanda A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
41 páginas
Nível
Para todos
Consultado
13 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Características do processo ensino-aprendizagem da matemática
    1. Características do conhecimento matemático e o papel do professor
    2. O ensino de matemática na formação de professores
    3. O raciocínio da criança
    4. As bases do ensino-aprendizagem da matemática
    5. Os erros dos alunos ajudam no planejamento do professor
  3. Estratégias didáticas e sua relação com a metodologia de trabalho
    1. As inteligências múltiplas
    2. Oficinas
    3. Jogos
    4. Novas tecnologias
    5. Resolução de problemas
  4. Leitura e escrita inseridas no ensino da matemática
    1. Comunicação em matemática
    2. Textos em matemática
  5. Matemática e currículo
    1. Conhecimento e currículo
    2. A divisão da matemática
    3. A articulação entre saberes
  6. Avaliação em matemática
    1. Procedimentos para avaliação diagnóstica
    2. A escrita como instrumento de avaliação
    3. Planejar e avaliar

O presente estudo reflete sobre a prática escolar cotidiana e a conseqüente busca de compreensão das dificuldades enfrentadas por professores e alunos para lidar com os conceitos matemáticos. Trata-se de reflexão teórica com base em pesquisa bibliográfica, sobre os pressupostos teóricos de uma ação pedagógica voltada para a formação de conceitos em matemática a partir de proposta didático-pedagógica voltada à realidade escolar. Analisa as ações para a reorganização curricular e de renovação das formas de difusão do conhecimento matemático e encaminha perspectivas de intervenção na realidade escolar.

[...] (PCN INTRODUÇÃO p:86) Procedimentos para avaliação diagnóstica Nas primeiras séries do ensino fundamental, o professor deve planejar algumas aulas para fazer a avaliação diagnóstica. É importante que os alunos se sintam dispostos a resolver as questões, para que a avaliação seja um diagnóstico eficaz da classe. Por isso o professor deve dividir a avaliação em duas ou mais aulas, dedicando mais um dia para a correção e comentários. A avaliação investigativa inicial instrumentalizará o professor para que possa pôr em prática seu planejamento de forma adequada às características de seus alunos. [...]


[...] Até a 2ª série do Ensino Fundamental, é normal que os alunos gostem da matemática ou tenham curiosidade por ela, mas daí em diante toma um caráter de responsabilidade o que faz com que os alunos percam a percepção dos conteúdos. Para que o ensino se torne interessante para os alunos, o professor deve utilizar de recursos tecnológicos, jogos, brincadeiras ou outras disciplinas cujo conteúdo necessite o uso da matemática. O uso de construção de textos nas aulas de matemática é um recurso muito válido, pois a partir daí o professor poderá perceber os avanços e as dificuldades que seus alunos têm. [...]


[...] Leitura e escrita inseridas no ensino da matemática Comunicação em matemática A matemática não é uma área curricular onde se tem o hábito de usar a comunicação, mas esta visão deve ser mudada por parte do professor, pois aprender matemática exige comunicação. É através dos recursos de comunicação que as informações, os conceitos e as representações são veiculados entre as pessoas. A comunicação um recurso que auxilia a criança a estabelecer as conexões entre suas concepções espontâneas e o que está aprendendo de novo, promovendo, assim, uma aprendizagem significativa. [...]

Estes documentos podem interessar a você

A importância do desenvolvimento da autonomia da criança em seu processo de construção do...

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  31/10/2008   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas