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O histórico dos jogos na matemática

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Para todos
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
6 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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Associar a educação da criança ao jogo não é algo novo. Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de recrear e de educar ao mesmo tempo.
O objetivo da pesquisa ?O Histórico dos Jogos na matemática? é poder compreender os princípios e fundamentos filosóficos, socioculturais e psicológicos que norteiam o emprego do jogo no contexto educacional, principalmente no ensino da matemática. Apresentando o jogo no seu percurso histórico e as influências recebidas pelas transformações sociais, culturais e históricas.

[...] 43) partindo da consideração de que as atividades lúdicas podem contribuir para o desenvolvimento intelectual da criança sugere a utilização de atividades motoras sob a forma de jogos para o domínio de conceitos (como, por exemplo, de linhas retas, curvas, círculo, triângulo, de letras minúsculas e maiúsculas, de para cima/para baixo e esquerda/direita) e para o desenvolvimento de algumas capacidades psicológicas, tais como: memória, avaliação e resolução de problemas. PIAGET (1976, p. 96) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo, por isso, indispensável a pratica educativa. [...]


[...] Segundo PIAGET (1976, 98) jogando (brincando) a criança chega à adaptação completa que consiste numa síntese progressiva da assimilação com a acomodação, o que de outro modo seria difícil de acontecer. Para BIJOU (1978) apud AGUIAR (1998, p. o jogo (brinquedo, brincadeira) é uma atividade que aumenta todo o repertório comportamental de uma criança, influência seus mecanismos motivacionais, além de fornecer oportunidades inestimáveis para o aumento de seu ajustamento. O brinquedo pode estabelecer novas capacidades, atividades imaginativas (fantasias) e habilidades de solução de problemas, ou, então, manter as já existentes no repertório da criança. [...]


[...] Aspectos como a criatividade, a cooperação, o senso crítico e o espírito empreendedor os jogos aparecem para, de forma hábil, proporcionarem o desenvolvimento de múltiplas capacidades, capazes de descortinar potencialidades e minimizar limitações. Segundo MACEDO, PETTY & PASSOS (2000, p. o trabalho com jogos torna-se mais produtivo se são realizadas, com alunos, análises da experiência do jogar e suas implicações, ou seja, valorizar se a conscientização das conquistas e sua generalização para outros contatos. Um deles é discutir a importância de se buscar diferentes soluções para vencer o mesmo desafio. [...]

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