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O papel da família na aprendizagem

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
FACECA/FADIVA

Informações do trabalho

José Antônio P.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
23 páginas
Nível
Para todos
Consultado
15 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
1 Avaliaçao cliente
4
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  1. Conceito de aprendizagem
  2. Distúrbios de aprendizagem
  3. Família e aprendizagem
    1. Família e formação da personalidade
    2. Família e ajustamento emocional
    3. Família e desenvolvimento cognitivo
    4. Família e nível sócio-econômico
  4. Família: primeira instância da educação
    1. Limites
  5. Pesquisa na escola municipal Paulo Afonso VIlela
  6. Considerações finais
  7. Referências bibliográficas

Antigamente costumava-se atribuir à criança, toda culpa por seu fracasso escolar. Hoje, porém, já se reconhece que as dificuldades em aprendizagem não se dão no vazio, e sim em contextos, tanto situacionais, quanto interpessoais. Não podemos falar de dificuldades tendo somente a criança como ponto de referência: o "contexto" em que a criança se encontra precisa ser considerado. Assim, quer a família, quer a escola, podem ser grandes responsáveis pela determinação dos distúrbios de aprendizagem.
O objetivo deste estudo é verificar até que ponto a influência da família pode determinar tais distúrbios. A importância da referida pesquisa justifica-se, visto que: a família nuclear, constituída de pai, mãe e filhos, ainda é considerada como a menor unidade social, a célula que reunida às outras formará o tecido social; o lar e a vida familiar podem proporcionar, através do seu ambiente físico e social, as condições necessárias ao desenvolvimento da personalidade da criança; as influências precoces são as mais duradouras e as mais estáveis; é na família que a criança encontra, em primeiro lugar, os modelos a serem imitados (modelo de identificação); existem momentos muito adequados para a realização de determinadas aquisições, conforme o desenvolvimento maturativo da criança, e isso acontece enquanto ela está sob a custódia da família; a família é um contexto de socialização especialmente relevante para a criança.
A análise do tema escolhido fez-se através de uma pesquisa bibliográfica cujo resultado servirá de informação a pais e educadores. Aos primeiros, por estarem ou deverem estar em permanente contato com os filhos e por serem, acredita-se, os principais interessados pelo pleno desenvolvimento deles. Aos segundos, por continuarem a tarefa iniciada pela família, por terem a possibilidade e a responsabilidade de introduzirem influências positivas que sejam capazes de compensar as deficiências ligadas aos contextos de criação familiar da criança.
O motivo que me levou a escolher o referido tema foi o fato de atuar junto a crianças com inúmeros problemas de aprendizagem. Algumas não aprendem, ou aprendem mal, outras apresentam dificuldades de adaptação à escola. Até que ponto a influência da família está presente nesses problemas ?
O trabalho constou da análise das seguintes idéias: conceito de aprendizagem; conceito de distúrbio de aprendizagem; família e aprendizagem: família e formação da personalidade, família e ajustamento emocional, família e desenvolvimento cognitivo, família e nível sócioeconômico.

[...] PESQUISA NA ESCOLA MUNICIPAL PAULO AFONSO VILELA O objetivo geral para o Ensino Fundamental é o processo de desenvolvimento do educando, garantindo a formação comum básica para o exercício da cidadania. Assim, a escola, mais do que nunca deve reconhecer que os resultados escolares dos alunos dependem da origem social, da situação pessoal e familiar. Portanto, esta pesquisa tem caráter de pesquisa de campo e baseará na observação dos professores da Escola Municipal Paulo Afonso Vilela em relação ao desempenho de seus alunos e o envolvimento da família no processo de ensino-aprendizagem. [...]


[...] ambiente físico e social, as condições necessárias ao desenvolvimento da personalidade da criança; as influências precoces são as mais duradouras e as mais estáveis; é na família que a criança encontra, em primeiro lugar, os modelos a serem imitados (modelo de identificação); existem momentos muito adequados para a realização de determinadas aquisições, conforme o desenvolvimento maturativo da criança, e isso acontece enquanto ela está sob a custódia da família; a família é um contexto de socialização especialmente relevante para a criança. [...]


[...] O autor considera de fundamental importância para o desenvolvimento posterior da criança e para sua aprendizagem escolar, os sentimentos que os pais nutrem por ela durante os anos anteriores à escola. Tais sentimentos contribuem para o desenvolvimento do conceito de si própria autoconceito), o conceito do mundo e de seu lugar no mundo. Considera o autoconceito como base de toda aprendizagem, pois se a criança julga-se capaz de aprender, aprenderá muito mais do que se ela nutrir sentimento de incapacidade. [...]

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