Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Data de Publicação
20/01/2008
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
20 páginas
Nível
Especializado
Consultado
4 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário

O perfil e qualificação do professor de educação especial

  1. Os caminhos do professor
    1. Segurança emocional do professor
    2. Atitudes do professor
  2. Alunos e professores: adversários ou aliados?
    1. A relação da afetividade com a inteligência no desenvolvimento mental da criança
  3. As possibilidades alcançadas...

O trabalho foi realizado por uma pesquisa qualitativa a respeito do perfil e qualificação do professor que atua na APAE de Assis Chateaubriand – Paraná. Essa pesquisa se deu devido ao trabalho que desempenho nessa Escola como Orientadora Pedagógica, ao qual tenho muito estudado e me dedicado ao ser professor. Então, o estudo me serviu de alicerce para poder entender mais cada pessoa de cada professor. A pesquisa se desenvolveu através de um questionário de 10 (dez) questões e técnicas de dinâmica de grupo, realizado com um grupo de 20 (vinte) professores, onde foi investigado o perfil e qualificação do professor, a satisfação do trabalho, a afetividade em relação aos alunos, seu grau de instrução, seus anseios profissionais, motivação e frustrações perante a profissão. Para que tudo isso fosse realizado, foi necessário envolvimento sincero desses profissionais que participaram nas respostas dos questionários e nas realizações das dinâmicas. Os professores dessa Escola tem uma formação especial, ou seja, o Curso de Adicional em Deficiência Mental, os que não têm são professores recém contratados, mas que estão dispostos a cursar o mesmo. Os professores que não tem curso superior, já estão cursando, todos já possuem experiências em se tratando do trabalho com o portador de deficiência. Quase todos se envolvem muito na realização desse trabalho, pois o mesmo exige muito controle emocional e destreza, uma das colocações importantes que foi observado, é o trabalho que a escola poderá fazer para os profissionais dentro do tema “Qualidade de Vida” onde pode-se trabalhar questões profissionais e emocionais com os professores, podendo assim melhorar o rendimento e a sua satisfação pelo trabalho e pela entidade.

[...] Metodologia sobre a pesquisa prática realizada Considerando que a pesquisa do perfil do professor é o levantamento do seu nível de conhecimento e da sua identificação profissional. A pesquisa tem a finalidade de discutir a relação professor - aluno dentro de uma escola de ensino especial, a importância de serem pessoas especializadas que tem amor pelo o que faz. A pesquisa foi desenvolvida com 20 professores da Escola Especial Ternura - APAE (privada), da cidade de Assis Chateubriand no Estado do Paraná. [...]


[...] Existem também aqueles professores que na ânsia de mostrarem-se "democráticos" e conquistarem assim a simpatia dos alunos, acabam mascarando o seu poder, talvez inspirados nas lições que Jean-Jacques Rousseau escreveu no século XVIII sobre como deveria ser o tratamento do aluno: "Deixe o aluno acreditar que está sempre no controle, embora seja sempre você professor) quem realmente controla. Não há subjugação tão perfeita como a que mantém a aparência da liberdade, pois desse como captura-se a própria volição". Parece claro que nenhuma das duas posições apresenta suficiente maturidade e honestidade. [...]


[...] Ryans construiu uma escala de pontuação de características do professor especial e descobriu que o professor bem-sucedido tende a ser afetuoso, compreensivo, amistoso, responsável, sistemático, imaginativo e entusiástico (um assustador catálogo de excelência), mas que a importância dessas qualidades parece decrescer com a idade dos alunos. Em outras palavras, alunos do ensino médio parecem capazes de se ajustar melhor a professores que não se destaquem tanto nessas qualidades do que alunos do ensino fundamental. Isso faz sentido, porque, normalmente, quanto mais velhas as crianças ficam, mais capazes se tornam de assumir responsabilidade por seu próprio trabalho, e mais flexíveis em suas relações com os adultos. [...]

...

Estes documentos podem interessar a você

O setor público e privado no sistma de ensino

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo dirigido   |  02/08/2007   |  BR   |   .doc   |   22 páginas

A educação especial no contexto da educação inclusiva

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  20/02/2008   |  BR   |   .doc   |   45 páginas

Mais Vendidos educação

Inspeção escolar participativa

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  10/01/2007   |  BR   |   .doc   |   28 páginas

Sexualidade na educação infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Monografia   |  03/08/2007   |  BR   |   .doc   |   22 páginas
Compra e venda de trabalhos acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.