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Orientação educacional

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
PÓS...

Informações do trabalho

JUSSARA SILVANA R.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
17 páginas
Nível
Para todos
Consultado
15 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. A trajetória da orientação educacional no Brasil
    1. A formação do orientador educacional
    2. O papel do orientador educacional
    3. O orientador educacional como profissional da educação
  2. As funções do orientador educacional na educação infantil
    1. A orientação educacional e a família do aluno
    2. A orientação educacional e o lazer do aluno
  3. Princípios éticos na atuação do orientador educacional
    1. Fundamentos da orientação educacional
  4. Metodologia
  5. Análise de dados
    1. Pesquisa de campo com professores de educação infantil

A presente monografia constitui-se na pesquisa sobre ?Orientação Educacional na Educação Infantil?. A qual contribui para a reflexão crítica sobre os problemas relativos ao processo ensino/aprendizagem e sobre as questões ligadas às relações entre os diversos segmentos atuantes na escola, tendo em vista, a produção coletiva do projeto político pedagógico.
Partindo deste propósito, os Orientadores Educacionais trabalham a Orientação Educacional de forma sistemática na Educação Infantil?
Para se conhecer melhor uma criança e poder orientá-la de uma maneira mais apropriada, é necessário estudá-la em sua amplitude. Sendo assim, é necessário contar com diferentes pontos de vista e competências profissionais. Em virtude das mudanças socioeconômicas e culturais ocorridas na sociedade brasileira, a escola teve de reformular suas funções tradicionais, redefinir o seu papel e criar novos serviços aumentando, assim, o número de pessoas envolvidas no processo educativo.
Neste ponto de vista, questiona-se qual a importância dos grupos multiprofissionais no atendimento pré-escolar de acordo com a realidade brasileira, não de maneira isolada, mas sim como um todo?
Os grupos multiprofissionais no atendimento pré-escolar são de fundamental importância, para um entendimento mais adequado sobre a orientação educacional de acordo com a realidade brasileira.
Assim, é necessário que se tenha em vista também a ação de outros profissionais, como os supervisores e psicólogos escolares. Este grupo de pessoas deve trabalhar em conjunto, formando uma equipe e não de maneira isolada, para juntos conseguirem solucionar os problemas existentes dentro das instituições educacionais. Pois, a escola acabou por assumir, gradativamente, a responsabilidade pelo desenvolvimento integral do educando, em seus múltiplos aspectos: físico, intelectual, escolar, social, emocional, moral, vocacional, profissional, enfim, os aspectos em relação aos quais a criança e o adolescente se desenvolvem enquanto nela permanecem.
A realização deste projeto visa à compreensão do papel fundamental da orientação educacional no atendimento da educação infantil.
Para isso, o objetivo principal desta monografia é o de onhecer o papel fundamental do Orientador Educacional na Educação Infantil dentro das instituições educacionais. Através da identificação da trajetória da Orientação Educacional no Brasil. Conhecendo os princípios éticos na atuação do Orientador Educacional, o trabalho do Orientador Educacional na Educação Infantil, investigando o que o Orientador Educacional já vem desenvolvendo dentro de uma instituição educacional de educação infantil. E verificando ações que podem ser desenvolvidas pelo Orientador Educacional na escola.
A metodologia apresentada para a realização desta pesquisa contou com a pesquisa bibliográfica, onde buscou-se suporte teórico para concretizar o trabalho, e através da pesquisa de acampo, onde buscou-se informações com orientadores educacionais e professores da educação infantil sobre o tema aqui estudado.
A pesquisa bibliográfica contou com o suporte dos seguintes autores: CABRAL (2005), CARREIRA (2003), FELTRAN (1990), GIACAGLIA e PENTEADO (2000 e 2003), KUHLMANN JÚNIOR (2005), MAIA e GARCIA (1990), MARTINS (1992), MIALARETA (1976) e PENTEADO (1976).
Onde se apresenta no primeiro capítulo a trajetória da orientação educacional no Brasil, com a formação dos orientadores educacionais, seu papel dentro da escola, e sua função como profissional da educação.
O segundo capítulo apresenta as funções do orientador educacional na educação infantil, juntamente com a família e o lazer do aluno.
No terceiro capítulo são feitas considerações sobre princípios éticos na atuação do orientador educacional e sobre os fundamentos da orientação educacional.
A metodologia utilizada na elaboração desta monografia é apresentada no quarto capítulo, onde são detalhados todos os passos dados pela pesquisadora.
No quinto capítulo são apresentadas as análises dos dados obtidos com a pesquisa de campos.
E por último, nas considerações finais, são apresentados os resultados alcançados pela pesquisadora através desta pesquisa, a qual deixa extremamente claro que a orientação educacional é relevante para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem escolar, pois auxilia tanto professores como alunos e a família a ter prazer em participar do cotidiano da escola, e o prazer é o estímulo da vida.

[...] A realização deste projeto visa à compreensão do papel fundamental da orientação educacional no atendimento da educação infantil. Para isso, o objetivo principal desta monografia é o de onhecer o papel fundamental do Orientador Educacional na Educação Infantil dentro das instituições educacionais. Através da identificação da trajetória da Orientação Educacional no Brasil. Conhecendo os princípios éticos na atuação do Orientador Educacional, o trabalho do Orientador Educacional na Educação Infantil, investigando o que o Orientador Educacional já vem desenvolvendo dentro de uma instituição educacional de educação infantil. [...]


[...] A autora ressalta, ainda, que estão em discussão mundial os problemas relativos à finalidade da educação justificando-se que o orientador educacional analise, em sua origem e em suas manifestações, as concepções que, a esse respeito, se marcaram através dos tempos, buscando, assim, os pontos de apoio de sua proposta. Portanto, a orientação educacional encontrará, na criança, fundamentos básicos para o trabalho pedagógico no ensino pré-escolar brasileiro, que conta com a participação de diferentes contornos e de variados pontos socioculturais. CAPÍTULO IV- METODOLOGIA Segundo LAKATOS e MARCONI (1991, p.17), metodologia científica corresponde à introdução do discente no mundo dos procedimentos sistemáticos e racionais. [...]


[...] Dessa forma, segundo o autor, a família e os valores tradicionais inspiraram estudantes e profissionais, assim como foram referência para a criação de pré-escolas particulares alternativas, sendo que o atendimento educacional de crianças em pré-escolas passou a ganhar força social para além da sua destinação exclusiva aos filhos dos pobres. O programa das pré- escolas passou a atender, também, os filhos da classe média alta. Desse modo, segundo o autor, a orientação educativa não deveria tolher o aspecto criador do desenvolvimento intelectual e artístico da criança. [...]

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