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Parámetros curriculares nacionais na 5ª série

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
17 páginas
Nível
Especializado
Consultado
183 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Parâmetros curriculares nacionais
    1. Expressar-se em diferentes situações
    2. Saber expressar-se de diferentes maneiras
    3. Conhecer e respeitar as variedades lingüísticas do português falado
    4. Saber distinguir e compreender o que dizem diferentes gêneros de texto
    5. Entender que a leitura pode ser uma fonte de informação, de prazer e de conhecimento
    6. Ser capaz de identificar os pontos mais relevantes de um texto, organizar notas sobre esse texto, fazer roteiros, resumos, índices e esquemas
    7. Expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opções individuais
    8. Ser capaz de identificar e analisar criticamente os usos da língua como instrumento de divulgação de valores e preconceitos de raça, etnia, gênero, credo ou classe
  2. As dificuldades encontradas na leitura das 5ªs séries do Ensino Fundamental para o aprendizado da língua portuguesa
    1. O que muda na avaliação?
  3. O trabalho dos professores no ensino-aprendizagem da lingua portuguesa
    1. Classes de aceleração
  4. Conclusão

A nova lei da Educação, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), n.º 9.394, promulgada em 20/12/96, e conhecida como Lei Darcy Ribeiro, estabeleceu a educação como dever do Estado e da família, com ajuda da comunidade, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tendo por finalidade o pleno desenvolvimento dos educandos, preparando-os para o exercício da cidadania e qualificando-os para o trabalho. Evidenciou ainda a necessidade de desburocratizar a educação e descentralizar o ensino, concedendo maior autonomia aos estudos, municípios, escolas e universidades.
A principal proposta feita pelos Parâmetros na área de Língua Portuguesa é o uso do texto como unidade, em lugar de ensino centrado na gramática.
Escrever é muito mais que dominar regras de concordância verbal ou nominal. O que leva uma boa produção não são as regras gramaticais, mais a leitura e a escrita intensa.
O tema ?Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa nas 5ªs séries? foi escolhido como forma de apresentar como sistematizar a prática a partir de novos enfoques para o ensino da Língua Portuguesa, buscando a importância e as dificuldades encontradas para aplicar as propostas sugeridas pelos PCNs.
O presente estudo pretende enfocar a leitura como item primordial para o ensino da Língua Portuguesa. O objetivo é desenvolvermos um processo de análise do significado teórico-prático, aprofundando estudos que, implica, em repensar o papel prático do professor e das estratégias ou instrumentos viabilizadores, para propiciar a criança vivências desafiadoras, respeitando seu desenvolvimento.
Apresenta a seguinte questão: Como os professores utilizam as propostas dos Parâmetros na Língua Portuguesa para as 5ªs séries?

[...] Quando descreve, em classe, um fato ocorrido na rua, o aluno está treinado tal habilidade Ser capaz de identificar e analisar criticamente os usos da língua como instrumento de divulgação de valores e preconceitos de raça, etnia, gênero, credo ou classe É o que ocorrem nas piadas consideradas ?inocentes? sobre portugueses, judeus, baianos ou negros. No entanto, refletir sobre o real significado preconceituoso delas pode gerar uma interessante atividade em classe. A linguagem, escrita ou falada, pode apresentar-se de várias formas, dependendo de seus objetivos. [...]


[...] CAPÍTULO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Para poder analisar e discutir o problema proposto ou seja, de como os professores utilizam as propostas dos Parâmetros na Língua Portuguesa para as 5ª séries, primeiramente devemos colocar em pauta o que os Parâmetros Curriculares Nacionais propõe aos educadores. OS PCNs propõe uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares: o conteúdo é visto como meio para os alunos desenvolverem capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos. As exigências educativas da sociedade contemporânea são crescentes e estão relacionadas às diferentes dimensões da vida das pessoas: ao trabalho, à participação social e política, à vida familiar e comunitária, às oportunidades de lazer e desenvolvimento cultural. [...]


[...] A relevância social e o significado para o aluno podem ajudar o professor na escolha do material a ser estudado. Em Língua Portuguesa, existem procedimentos gerais, como saber falar, expor e debater. A língua não deve ser usada como um objeto em si, mas como um instrumento para atingir um objetivo falar, escrever etc. No trabalho com textos, não basta pedir que os alunos os leiam. É preciso dar-lhes ferramentas para que possam extrair o máximo de cada texto. Há muitos procedimentos específicos que podem ser utilizados durante a leitura, como identificar informações pontuais no texto ou localizar verbetes em um dicionário. [...]

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