Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Piaget e Vygotsky

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
.rtf
Tipo
estudo
Número de páginas
7 páginas
Nível
Especializado
Consultado
515 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. O construtivismo
    1. Jean Piaget
  2. Vygotsky
  3. Emília Ferreiro
  4. Conclusão
  5. Referências bibliográficas

As pessoas que se interessam pela Educação sentem necessidade de saber como as crianças pensam, se desenvolvem e adquirem o conhecimento do mundo. Para atender a essa necessidade, essas pessoas estudam Psicologia.
A psicologia é uma ciência muito ampla, com muitas e diferentes áreas de interesse. Ao educador é necessário estudar uma dessas áreas: a Psicologia da Educação. Os psicólogos da Educação, que há anos vêm se dedicando ao estudo do desenvolvimento e da aprendizagem, têm considerado o ser humano a partir de diferentes pontos de vista e têm tido diferentes concepções a seu respeito.
Assim foram criadas, na Psicologia da Educação, diferentes teorias sobre o desenvolvimento e o processo de ensino/aprendizagem. Cada uma dessas teorias baseia-se num ?modelo? de ser humano, isto é, cada uma delas considera o aluno de modo diferente.
Todas essas teorias procuram contribuir para o aperfeiçoamento máximo do aluno, mas cada uma delas tem uma visão própria acerca das potencialidades desse aluno.

[...] O desenvolvimento da fala para Vygotsky, passa por três fases, na seguinte ordem: fala exterior, fala egocêntrica e fala interior (ou pensamento verbal). Para eles, o significado de uma palavra representa um amálgama tão estreito do pensamento e da linguagem que fica difícil dizer se se trata de um fenômeno da fala ou de um fenômeno do pensamento. Segundo ele, quando a criança descobre que cada coisa tem seu nome, ela manifesta uma curiosidade ativa e repentina pelas palavras diante de cada coisa nova, pergunta: que é Uma vez descoberto pela criança, o nome passa a fazer parte da estrutura do objeto. [...]


[...] Piaget acreditava, também, que a mente e o corpo não funcionam independentemente um do outro e que a atividade mental se submete às mesmas leis que, em geral, governam a atividade biológica. Na teoria de Piaget. a inteligência está ligada à Biologia no sentido em que herdamos estruturas anatômicas (por exemplo: nossos sistemas nervoso e sensorial), bem como um modo de funcionamento mental. Sobre essa base biológica, homem constrói o conhecimento. A fala egocêntrica leva a criança à fala exterior, à linguagem socializada. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Os professores e a concepção construtiva

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo dirigido   |  27/07/2007   |  BR   |   .doc   |   27 páginas

Jean Piaget e Vygotsky

 Sociedade   |  Educação   |  Dissertação   |  03/06/2008   |  BR   |   .doc   |   9 páginas

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas