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Pré-requisitos, perfil, habilidades e competências para a atuação docente

Informações sobre o autor

Professor de geografia - Auxilar de Ensino
Nível
Especializado
Estudo seguido
Curso de...

Informações do trabalho

Rodrigo A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
5 páginas
Nível
Especializado
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. A história de Formosa

Conhecer os pré-requisitos, o perfil, as habilidades e as competências do educador, para entender a importância do professor na formação do cidadão. Com isso, entender como se dá a relação entre o professor como parte importante da sociedade e como trabalhador, onde enfrenta os problemas de uma atividade, muitas vezes deixada de lado pelos governantes. Ver que o profissional da educação, não é apenas o detentor do conhecimento, além de ensinar, que é sua principal função, ele tem um grande compromisso com aluno, com os pais, e com toda a comunidade escolar.
O educador deixou de ser apenas o transmissor de conhecimentos, com as novas visões sobre a educação, com a tecnologia, a falta de recursos, os problemas sociais enfrentados pelos alunos, com as dificuldades do mercado de trabalho, onde muitas pessoas sem poderem alcançar seus objetivos, investem uma carreira no magistério sem ser sua vocação, o professor começa a ter um novo papel, que muitas vezes não é desempenhado.
Buscando conhecer a relação trabalho x educação, entender a função social do professor, e o porquê da escolha de ser educador, os pré-requisitos, o perfil, as habilidades e competências para a atuação docente, refletindo sobre a prática de alguns professores e sobre como deveria ser essa atuação.
Ao buscar informações sobre o profissional da educação, esbarramos na ética e na crítica sobre como a educação tem sido tratada em nosso país, onde de um lado vemos professores sem condições de trabalhar por falta de material didático, espaço físico adequado, salário defasado, e por outro lado professores despreparados, que optaram por fazer uma licenciatura por ser uma opção mais fácil e rápida, dependendo de auxilio político para estar trabalhando, com mero interesse no salário no final do mês.
As competências do professor não podem ser analisadas de acordo apenas como tarefas a serem desempenhadas, muitas das competências do educador aparecem de forma subjetiva, como determinar se um aluno está apto ou não a ser aprovado, por isso não apenas uma dessas perspectivas citadas devem ser adotadas como a correta, sendo que todas devem ser levadas em conta para entender como o professor deve se portar dentro e fora de sala de aula, o professor tem sim tarefas a serem desempenhadas e realmente algumas não tem relação com outras, mas a maioria dessas tarefas se relacionam. Por outro lado, o conjunto de atributos do professor é muito importante, principalmente para os pais dos alunos no momento da matricula, mas somente esses atributos não bastam para garantir a educação dos alunos,

[...] É um trabalho complexo tentar entender quais são os pré-requisitos, o perfil, as habilidades e as competências de um educador, variando de acordo com cada área de atuação, e ao grande número de recursos que o professor pode recorrer para tornar sua aula mais educativa e agradável, por outro lado, vemos professores que não se encaixam no perfil de um educador, com total desinteresse pelo aluno, muitas vezes parecendo que o aluno é um empecilho na sala de aula, estes profissionais tem um curto relacionamento com a comunidade, pela escola, cumprindo o horário com interesse no salário no final do mês CONCLUSÃO O professor entrar na sala de aula para lecionar, necessita basicamente de conhecer o conteúdo a ser dado, mas essa afirmação não se limita a conhecer a matéria, o educador deve ter conhecimento também de como se portar em frente aos alunos, pois ao chegar ao seu posto à frente da turma, este se torna uma referência. [...]


[...] Diário Oficial da União, Conselho Nacional de Educação, Brasília, DF jan Seção p Disponível em: . Acesso em 10 out (não [...]

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