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Professor reflexivo

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
1 Avaliaçao cliente
5
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  1. Apresentação
  2. Problema
  3. O professor reflexivo
  4. Objetivo
  5. A formação do futuro professor reflexivo
  6. O papel do professor reflexivo
  7. As transformações das reformas curriculares
  8. Como ocorre a reforma auto - reflexiva
  9. Conclusão
  10. Referências

Um dos pontos críticos dos sistemas educacionais que vem sendo discutido é a formação do professor. A necessidade e a urgência de investir qualitativamente neste processo tornam-se cada vez mais evidentes diante do atual estado de precariedade existente no sistema de ensino.
O surgimento e a expansão dessa nova visão demanda um novo perfil de profissional para conviver na sociedade do conhecimento e da tecnologia. Os sistemas de informação tornam-se cada vez mais rápidos e abrangentes, através das várias mídias o homem começa a perceber que ele não faz apenas parte da natureza; ele é a própria natureza. No entanto, a maioria dos sistemas de ensino vive no passado.

[...] A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR REFLEXIVO O processo de reflexão não se baseia apenas no conhecimento científico dos fatos, este processo é baseado também nos conhecimentos intuitivo e artístico, os quais favorecem a criação do professor durante a sua própria ação, ela assume o seu lugar no momento em que o professor se distancia da situação prática. Neste processo de reflexão, a prática é reconstruída pelo professor a partir da observação, descrição, análise e explicitação dos fatos. Estes procedimentos são os que propiciam ao professor a tomada de consciência e a compreensão da sua própria prática. [...]


[...] Mas, que pode ser clarificada quando o entendimento desta afirmativa acolher de maneira louvável a atitude do professor estar sempre aprendendo com o aluno, desde que ele nunca perca de vista o seu compromisso enquanto professor. AS TRANSFORMAÇÕES DAS REFORMAS CURRICULARES O novo currículo nas propõe o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício da cidadania e enfatiza a formação geral para que o aluno, ao terminar essa etapa, possa continuar estudando e/ou entrar para o mercado de trabalho. A proposta é o desenvolvimento de um projeto pedagógico que tenha como objetivo o desenvolvimento de competências com as quais os alunos possam assimilar informações e saber utilizá-las em contextos pertinentes. [...]

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