Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Projeto-oficina: Lixo, reciclagem e arte

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Gilnei N.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
18 páginas
Nível
Especializado
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Problematização
  2. Justificativa
  3. Objetivos
    1. Objetivos geral
    2. Objetivos específicos
  4. Público-alvo
  5. Metodologia e avaliação
  6. Bases teóricas conceituais
    1. O lixo e sua classificação
    2. A reciclagem - lixo domiciliar e comercial
    3. A arte
  7. Atividades práticas

Dentre os motivos encontrados para abordarmos este tema, apesar dos muitos existentes, o que mais nos motivou foi o fato de termos visitado o lixão de Morada Nova, totalmente exposto, a céu aberto, onde seres humanos, moscas, baratas, urubus, mosquitos e ratos, além de inúmeras bactérias, disputam pela sobrevivência. Daí, faz-se preocupante e necessária iniciar uma ação voltada para a resolução da chamada equação dos 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), conforme conceitua artigo da revista nova ESCOLA, agosto/2001.

?Reduzir ? consumir menos é fundamental. Hoje, o Brasil produz 88 milhões de toneladas de lixo por ano, cerca de 440 quilos por habitante;
Reutilizar ? é impossível reduzir a zero a geração de resíduos. Mas muito do que jogamos fora deveria ser mais bem aproveitado. Potes e vasilhames de vidro e caixas de papelão podem ser úteis em casa ou nas indústrias de reciclagem. E o destino de restos de comida, como cascas e folhas, tinha de ser com a compostagem;
Reciclar ? o ?erre' mais conhecido é sinônimo de economia de meteria-prima calcula-se em 5,8 bilhões de reais por ano o total que o Brasil deixa de arrecadar com materiais recicláveis?. (p.16-17)

Verificamos, em visitas às escolas, que não existe um trabalho de conscientização no ambiente escolar, no que tange a prática de se colocar o lixo em recipientes próprios, uma vez que foi notória a atividade de se jogar o lixo nos corredores (principalmente papel), enquanto que, os recipientes específicos para o acondicionamento desse lixo, eram ignorados por alunos, alguns professores e funcionários. Portanto, a fórmula mais prática de se resolver à equação dos 3R's consiste em ensinar a poupar o planeta para que não haja uma catástrofe ecológica devido ao acúmulo de tanto lixo em locais indevidos, e isso só será possível com a conscientização das autoridades e comunidade em geral sobre a importância da reciclagem, bem como a prática do reaproveitamento desse lixo, ? no caso específico desse projeto ? através de oficinas de sucatas no ambiente escolar.

[...] Em apenas seis meses, o programa batizado de Instituto de Reciclagem do Adolescente, IRA, estava implantado, funcionando a todo vapor, propondo a esses jovens um ofício rentável, e mais, o valor do auto-sustento e do prazer de conviver em equipe?. (1999, p.37). Tomando ainda como base à experiência da professora, e o enunciado da referida revista supracitada, passaremos a expor, passo a passo, a receita e confecção de duas folhas de papel reciclado de 21 x 28cm: MATERIAL 100g de papel usado 1 colher de cola branca, diluída em 100ml de água 1 litro de água 1 bastidor vazado 1 tela de mosquiteiro 1 rodo de pia 1 copo de medidas 1 bandeja de bastidor maior do que o bastidor Balde e bacia Tecido de algodão para servir de suporte para o papel na hora de secar (pode ser tecido multiuso ou camisetas velhas) 2 lâminas de madeira proporcionais ao tamanho do bastidor para auxiliar na prensagem. [...]


[...] Faça uma pressão com as mãos e retire a tela, começando por um dos lados, para que o papel se desloque (se você a retirar de uma só vez, o papel não vai se deslocar da tela). Empilhe papéis intercalados com tecidos. Monte uma pilha de, no máximo, dez folhas. Coloque os papéis em uma prensa, ou improvise com duas lâminas de madeira forçadas por livros ou listas telefônicas. 10) Depois de 20 minutos, ponha a folha para secar pendurada, como se estivesse no varal. [...]


[...] Faremos a seguir uma explanação de cada categoria de lixo e seu reaproveitamento: O PLÁSTICO - se transforma em tubos, mangueiras, baldes, caixas, embalagens, sacos de lixo etc, salientando-se que o plástico após passar por processo de reciclagem não pode ser utilizado para embalar alimentos cozidos. Recomenda-se também que não se deve reutilizar a garrafa de PET como depósito de leite, suco ou com água em geladeira, pelo fato de que esta, em contato com o oxigênio, constituir uma grande produtora de microorganismos maléficos a saúde. [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas