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Projeto político pedagógico

Informações sobre o autor

professor nivel medio - diretor de escola - secretaria...
Nível
Especializado
Estudo seguido
professora...

Informações do trabalho

Regina C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
22 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Política de qualidade
  2. Função do projeto
  3. A dimensão produto ou resultados
  4. A dimensão processo ou função por meio da qual se desenvolvem estes resultados
  5. A função do próprio desenvolvimento organizacional como processo diferenciado
  6. Política de qualidade da escola
    1. Fundamentação
    2. Âncoras da política de qualidade
    3. Fundamentação
  7. Competências e responsabilidades
    1. Conselho pedagógico
    2. Direção geral
    3. Conselho de classe
    4. Integrantes do conselho de classe
    5. Competências do conselho de classe
  8. Serviços de apoio
    1. Procedimentos / Recuperação
    2. Procedimentos para a recuperação
    3. Serviço de assessoria às coordenações de curso
    4. Compete ao serviço de assessoria às coordenações de curso
    5. Biblioteca
    6. Compete ao(à) biblioteconomista
    7. Compete ao(à) auxiliar de biblioteca
    8. Conselho de Pais
  9. Referencial teórico
    1. Ensino fundamental
  10. Avaliação
    1. Ensino fundamental
    2. Dos créditos
  11. Convivência escolar
  12. Dos direitos
  13. Dos deveres
  14. Das sanções
  15. Matrícula
  16. Operacionalização do projeto político pedagógico:

A superação dos problemas de nosso país não é tarefa de uma única instituição social, mas da Nação como um todo. Isto poderá se dar através da definição de um projeto político, econômico e social que vise a melhoria das condições de vida da população e seu acesso aos bens socialmente produzidos, incluindo o conhecimento elaborado.
A escola tem limites claros, não é a única responsável. Ela não existe isoladamente, mas faz parte de um sistema político que tem a responsabilidade de lhe dar sustentação para que possa cumprir sua função.

[...] POLÍTICA DE QUALIDADE DA ESCOLA Fundamentação Qualidade formal e política - significação Passagem da mera aprendizagem para o aprender a aprender Qualidade vista em uma perspectiva filosófica - dimensão da intensidade, criatividade e participação Qualidade em uma perspectiva multifacetada - formação do cidadão Pressupostos: eixos semânticos; vetores da qualidade e características das organizações eficazes Contornos da qualidade - aspetos estáticos, dinâmicos e o processo escolar Escola como lugar de cultura - metáforas e paradigmas - Projeto Político Pedagógico se apresenta como fundamental para assegurar a qualidade em uma organização Clima social e acadêmico estimulado - motivação intrínseca Melhoria/crescimento de cada faceta do funcionamento da escola Avaliação contínua para detectar problemas e otimizar o sistema Âncoras da política de qualidade: Investimento melhoria/crescimento - cursos de capacitação Acompanhamento contínuo do Projeto Político-Pedagógico, sua revisão e operacionalização Mecanismos de interação e sinergia Reuniões de planejamento, de avaliação, de estudo Existência de Conselho de Classe Pesquisa periódica com pais e comunidade Serviços de apoio a pais, professores e alunos Realização de auditorias e avaliação institucional Participação da escola em agremiações da comunidade Organização aprendente com uma administração educacional por projetos Gestão descentralizada, criativa, inovadora e participativa Integração entre cultura e educação - diálogo com a diversidade Instituição aberta, pluralista, com espaço para negociar propostas imprevistas Enfoque voltado para a motivação intrínseca. [...]


[...] conhecer e divulgar o Projeto Político Pedagógico; 2. consolidar a parceria família x escola; 3. participar do primeiro momento do Conselho de Classe através de uma representação; 4. participar da Avaliação Institucional. Nas reuniões participarão os pais nomeados, a psicóloga organizacional, o pastor escolar e os professores-tutores das respectivas séries, sob a coordenação da Direção do Curso. Associação de Funcionários e Professores Associação que congrega os profissionais em atividade na Escola. REFERENCIAL TEÓRICO Um projeto político - pedagógico ultrapassa a mera elaboração de planos, que só se prestam a cumprir exigências burocráticas: O projeto político-pedagógico busca um rumo, uma direção. [...]


[...] FUNÇÃO DO PROJETO No momento em que alguém projeta um processo ou um produto, a idéia de qualidade é inerente. O nível de qualidade que se pretende atribuir ao processo ou ao produto é que condicionará as decisões a serem tomadas. Por isso a qualidade do projeto precisa considerar o custo, condições materiais e funcionais. A DIMENSÃO PRODUTO OU RESULTADOS Evidentemente a qualidade do produto assegura a permanência de bons resultados. Quando se trata de educação, essa permanência não se refere apenas a conseqüências imediatas, mas a efeitos que acontecem tornando-se concretos a longo prazo em sendo bons, mantêm-se no decorrer do tempo. [...]

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