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Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
educação
Faculdade
UNINORTE

Informações do trabalho

Anderson R.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
9 páginas
Nível
avançado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Pedagogia de projetos: uma alternativa para o ensino
  3. Análise da problemática

Em busca de uma prática que venha suprir todos os pontos desfavoráveis à nossa práxis da educação, destaca-se entre outros a Pedagogia de Projetos, que consiste em um trabalho pedagógico com projetos em sala de aula.
O desenvolvimento de um trabalho que leve em conta todo um contexto histórico-social da vida do aluno é uma ação que permite uma visualização do espaço escolar e as estruturas educacionais existentes. Partindo desde a concepção de projeto, sua importância para o processo de ensino-aprendizagem e a visão educacional que desenvolve, analisaremos todos os componentes presentes na prática pedagógica.
A função do professor e do aluno na realização de atividades renova-se na busca de estimular um processo de ensino voltado para a parceria na aquisição de aprendizagens, onde ambos são sujeitos. É evidente que esta opção metodológica considera pontos não abordados pela concepção tradicionalista de ensino muito enfatizada anteriormente, pois em seu enfoque traz para o centro da sala de aula a autonomia do aluno, suas necessidades para o desenvolvimento de suas múltiplas inteligências, competências e habilidades. Em sintonia com a constante evolução do mundo hoje cria mecanismos de forma a tornar o aluno capacitado para a vivência social emancipatória, onde propõe trabalhos que leve em consideração a pesquisa, a busca, inclusão tecnológica, a interdisciplinaridade de saberes etc.
A pedagogia de projetos coloca em questão paradigmas educacionais formulados que estão em processo de superação por outros modelos, mas sua visão não é de unicidade, e sim de instrumento que contribui para reverter conceitos e desenvolver possibilidades para que de fato o aluno possa criar mecanismos para atingir a aprendizagem significativa, em experimentação direta com adoção da crença do valor construtivo na prática educativa.
Dessa maneira, pode-se verificar que a pedagogia de projetos contribui com o processo de ensino-aprendizagem através de trabalhos onde o conhecimento tenha base na construção de saberes com pesquisa e interação professor-aluno.

[...] O professor não se esquiva diante da dimensão do seu trabalho, por mais que seja complexo e atrelado de desafios diários por mais que se receba tudo programado, pronto para execução, o professor sente necessidade de mudança no modelo de ensino trabalhado historicamente. O corpo pedagógico tenta desenvolver um trabalho eficiente, mas foi verificado que ainda deixam pontos falhos no que se referem aos procedimentos de aplicação de um processo de ensino-aprendizagem baseado nos projetos. É necessário maior atenção e acompanhamento ao trabalho que já realizam. [...]


[...] Não se propõe fórmula infalível de superação de todos os problemas sociais que permutam em nossa sociedade, pois se sabe que se trata de um processo complexo de difícil solução imediata. Mas pretende-se apresentar uma alternativa de ensino que possa contribuir com o processo educacional como o todo, que atenda os desejos dos sujeitos envolvidos em tal ação. Para Antunes (2001, p. projeto é, em verdade uma pesquisa ou uma investigação, mas desenvolvida em profundidade sobre um tema ou tópico que se acredita interessante conhecer?. [...]


[...] Por conta disso, vemos agressões, dificuldades na escrita, na leitura, aprendizagem fragmentada, desinteresse, falta de concentração, etc. Por outro lado, a família tem pouco contribuído no acompanhamento do desempenho de seus filhos e isto tem piorado ainda mais a situação educacional. Outros pontos que evidencia problemas são referentes às condições físicas e materiais para o desenvolvimento de trabalho docente, a remuneração salarial que não é atrativa, entre outras. Diante disso, percebe-se que tais fatos acontecem devidos as estratégias usadas no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. [...]

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