Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Resumo do livro "Sala de aula que espaço é esse?" do autor Regis Morais

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Ana Cecília N.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
7 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Sala de aula que espaço é esse?

Nesse 1º capítulo, o autor faz referências à etimologia da palavra educar, que significa etimologicamente ?levar de um lugar para o outro?, e que realmente hoje o nosso educar deveria ser como o significado etimológico da palavra; pois quando duas pessoas se encontram, há um mútuo ?levar de um lugar para o outro?.
Antes podíamos ver alunos em ?jaula de aula?, ou seja predominava o autoritarismo, onde a sala era a verdadeira ?jaula? que ?domesticava? os alunos (mil castrações em razão do autoritarismo).
O autor faz reflexões sobre o ensino religioso em sala de aula; em que muitos professores se apegam ao proselitismo religioso e muitas vezes reproduzem em seu cotidiano as escolas dominicais de suas denominações. Muitos ainda, não aceitam o ensino religioso por vários motivos. Defendem a separação de instituições igreja e Estado.
A sala de aula significou para muitos e ainda às vezes significa uma determinada dominação; entre a existência de um oprimido existe um opressor que no caso seria o professor X aluno. Mas uma coisa é certa ?o dominado não se liberta se ele não vier a dominar aquilo que os dominantes dominam; então dominar o que os dominantes dominam é condição de libertação.
A sala de aula deveria ser um lugar de vida, um lugar de relações entre pessoas, objetos e símbolos: com planos próprios e metas ao sentido relacionador da cultura popular.
Pode-se compreender que para haver mudanças, é preciso que o próprio homem mude a sua concepção de mundo e de estar no mundo.
O autor nos deixa claro que o indivíduo deve ser entendido e estudado em sua totalidade e não simplesmente por partes fragmentadas. E que também só o currículo não basta, é preciso estar ligado a tudo o que completa o indivíduo até mesmo em suas diversidades. Ter noção de si mesmo.

[...] É preciso realmente recuperar esse espaço: a sala de aula e o sentido da autoridade nas relações pedagógicas, tendo um valor de peso: a liberdade como garantia; além disso a autoridade do professor nada tem a ver com policialismo, tem sim a ver com a conquista de uma disciplina de vida que não se aprende em manuais e sim com as conquistas do dia-a-dia PODES CRER, É INCRÍVEL O autor faz reflexões sobre o ensino religioso em sala de aula; em que muitos professores se apegam ao proselitismo religioso e muitas vezes reproduzem em seu cotidiano as escolas dominicais de suas denominações. [...]


[...] Possuir ao espaço, povoá-lo com aquilo que se tem à mão, é uma das maneiras de explicitar o poder criador da relação pedagógica; e é uma das maneiras de a criança, em sala de aula, experimentar os alcances e os limites de seu relacionamento com o professor. A proposta é revitalizar, sempre, os processos humanos em fluxo pessoa- pessoa, pessoa-objetos. Essa proposta 'denunciar o estancamento desse fluxo vital que a escola expulsou e que devemos resgatar O ESPAÇO DO PRÉ Esse espaço que é descrito nesse texto, é realmente o espaço de toda a pré- escola que já pude conhecer. [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas