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Nível
Para todos
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Faculdade
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Informações do trabalho

Data de Publicação
28/11/2006
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
15 páginas
Nível
Para todos
Consultado
6 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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Supervisão escolar

  1. Fundamento da supervisão escolar
  2. Origem da supervisão escolar no contexto histórico brasileiro
  3. A supervisão com auxílio nas gestões das escolas
  4. O papel da equipe de especialistas

Supervisão é um processo abrangente e agregado no trabalho escolar. Sobre essa pode dizer que é uma tarefa técnico-científica. Como técnica ela é maneira definida de exercer determinada função integrante de um sistema no caso o educacional. Sua função é muito importante na consecução de melhor qualidade na prestação de serviços educacionais, desde as instâncias mais amplas e abrangentes até a atividade básica.
Como trabalho científico, a supervisão tem que:
• Pesquisar os fatos para que possa abranger todas as dimensões da realidade que atua;
• Estabelecer hipóteses de atuação;
• Determinar prioridades com as respectivas atividades necessárias à sua execução;
• Avaliar o resultado das mudanças que indicam a existência de “uma nova realidade” e impõe, conseqüentemente, um novo ciclo de atuação.

Como trabalho técnico científico, a supervisão, desenvolve-se através de três etapas que são: planejamento, acompanhamento e controle:
A supervisão, em sua atuação, precisa prever todo o seu trabalho para um período letivo, anual e semestral, bem como precisa prever a execução de suas tarefas particulares. Mas estas se desenrolam segundo o esquema: planejamento, acompanhamento e controle. O planejamento refere-se ao que e como fazer, o acompanhamento à execução e o controle à avaliação.

[...] O comprometimento dos profissionais relacionados à supervisão escolar com todas as transformações ocorridas é fundamental para o meio escolar, e isso é pode acontecer através do diálogo que é feito entre os mesmos juntamente com os professores com o objetivo de se alcançar a construção da relação de mediação. Sendo assim é possível que os profissionais dessa área sejam fontes de inspiração dos seus professores, conduzindo-os a uma reflexão crítica da realidade e do mundo ORIGEM DA SUPERVISÃO ESCOLAR NO CONTEXTO HISTÓRICO BRASILEIRO A supervisão escolar é dividida em seis momentos que será retratada em uma retrospectiva histórica, destacando as datas e seus respectivos acontecimentos que tiveram grande marco no processo escolar: O primeiro momento (Gêneses): - 1835 Inspetor Escolares (aval eficiência didática); - 1892 Inspetor Ambulantes (Reforma Afonso Pena); - 1906 Inspetor Técnico (reforma João Pinheiro). [...]


[...] O trabalho do supervisor escolar influencia diretamente no cotidiano de alunos e professores. Esse profissional tem que saber mediar as práticas do professor, sendo esta uma tarefa muito difícil, compete a ele fazer a leitura dos percursos de vida institucionais, provocar a discussão e negociação de idéias, promover a reflexão e a aprendizagem em equipe, organizar o pensamento e a ação do coletivo das pessoas como indivíduos. Deve estar sempre disposto a aprender, a estudar, a investir em sua própria formação, a interagir com outras pessoas que estejam ao seu redor O PAPEL DA EQUIPE DE ESPECIALISTAS Os supervisores possuem o papel de inspecionarem e avaliarem o modo de ensinar os professores e o aprender dos alunos. [...]


[...] Parágrafo único. O diploma referido no caput deste artigo pode ser obtido em: I curso de Pedagogia, Habilitação em Supervisão Educacional ou Supervisão Escolar; II instituição estrangeira de ensino superior, revalidado e registrado como equivalente ao diploma mencionado no inciso III curso de pós-graduação em Supervisão Educacional ou Supervisão Escolar. Art. 3º. O campo de atuação do Supervisor Educacional abrange: I os órgãos centrais e regionais dos sistemas de ensino; II as instituições de ensino; III todas as áreas que desenvolvem ação de formação. [...]

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