Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Tendência pedagógica no ensino da arte

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
FACECA/FADIVA

Informações do trabalho

José Antônio P.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
20 páginas
Nível
Para todos
Consultado
8 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Capítulo I
    1. Histórico da Arte-Educação
    2. Arte na escola tradicional
    3. Arte na Escola Nova
    4. Arte na Escola Tecnicista
    5. Arte na escola Libertadora
    6. Escola Libertária
    7. Escola crítico-social dos conteúdos
    8. Arte na escola construtivista
    9. Fundamentos Estéticos e Artísticos de uma Educação Escolar em Arte
  2. Educação escolar em Arte
    1. Crianças e a arte na escola
    2. Ação pedagógica em Arte
  3. Arte e Educação: as Contribuições para o Ensino do 1º E 2 º Ciclo do Ensino Fundamental na Escola Municipal de BH.
  4. Considerações finais
  5. Referências bibliográficas

O presente trabalho ao identificar as tendências pedagógicas no ensino da arte e sua prática busca caracterizar o papel do professor de arte nas 6 etapas do 1º e 2º ciclos da E.M. de BH.
O Estudo de bibliografia, de autores do ensino da arte e de entrevistas semi-estruturadas com educadores de arte possibilitarão a compreensão deste papel trazendo assim uma contribuição para a melhoria da prática pedagógica docente.
Fazendo uma reflexão, chegamos a uma série de questionamentos, como: quando se pergunta como as contribuições da arte podem ser significativas na escola? Como ensinar a criar e entender a arte? E o professor, onde é que ele entra neste processo? Chegamos ao ponto de se identificar as tendências pedagógicas no ensino de arte, tendências estas que ao decorrer dos acontecimentos, vêem sofrendo transformações educacionais.
O presente trabalho analisa também o ensino da arte no 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental e busca identificar a relevância do papel do educador de arte para se obter um ensino de qualidade para desenvolvimento no aluno sua capacidade de observação, criação e reflexões diante da arte e de toda onda social.
Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários.
A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas, buscando conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.
O presente estudo será dividido em 5 etapas, a saber: (a) levantamento do referencial teórico; (b) seleção do referencial teórico apropriado a presente investigação; (c) leitura crítico-analítica do referencial selecionado; (d) organização dos dados levantados e (e) elaboração do relatório final.
Os questionários visaram conhecer a realidade das escolas municipais de Belo Horizonte, no que diz respeito à disciplina ?Artes?.

[...] DISCUSSÕES Ensinar arte em consonância com os modos de aprendizagem do aluno, significa não isolar a escola da informação sobre a produção histórica e social da arte ao mesmo tempo, garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais com base em intenções próprias. E tudo isso integrado aos aspectos lúdicos e prazerosos que se apresentam durante a atividade artística. Assim, aprender com sentido e prazer está associado à compreensão mais clara daquilo que é ensinado. [...]


[...] O ensino e a aprendizagem da arte e sua própria história coincidem com transformações educacionais. Assim este ensino envolve produção artística em todos os tempo. Segundo Feist (2003), há milhares de anos no interior de uma caverna escura que tudo começou; uma espécie de certidão de nascimento Histórico da Arte-Educação A título de maiores esclarecimentos vale resgatar um breve históricos de tendências pedagógicas no ensino da arte. Este histórico nos mostra que as tendências pedagógicas que se sucederam estão presentes em diversos contextos educativos. [...]


[...] No caso do professor de Arte, a sua prática-teoria artística e estética deve estar conectada a uma concepção de arte , assim como a consistentes propostas pedagógicas. Em síntese, ele precisa saber arte e saber ser professor de arte? (Maria F. de Rezende e Fusari, Maria Heloísa C. de Ferraz Pág 1992 São Paulo) A citação acima nos remete à uma reflexão para se repensar o processo de ensino e aprendizagem de arte na escola. O professor de arte precisa do fundamento teórico e uma metodologia. [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas