Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Teorias do desenvolvimento: a linguagem e aprendizagem no processo de desenvolvimento

Informações sobre o autor

Professora de Educação Infantil
Nível
Especializado
Estudo seguido
Pedagogia -...

Informações do trabalho

Tâmara S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
8 páginas
Nível
Especializado
Consultado
593 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. A linguagem e aprendizagem no processo de desenvolvimento
  2. Descrição das atividades realizadas
  3. Revisão bibliográfica
    1. Instrumentos e signos: mediadores do homem com o mundo
    2. Quem vem primeiro: a linguagem ou o pensamento?
    3. Como a crianã aprende?
  4. Conclusão
  5. Bibliografia

O relatório apresentado tem como base os estudos realizados em sala de aula no período de 22 de maio a 26 de junho, referente a I unidade da disciplina de Psicologia Educacional II. Esses estudos foram relacionados às teorias dos processos de aprendizagem do desenvolvimento humano no contexto escolar, tendo como pressuposto teórico Marta Kohl e Vygotsky, que enfatizaram o papel da linguagem e da aprendizagem no processo de desenvolvimento.
A questão central do nosso relatório é a aquisição do conhecimento pela interação do sujeito com o meio de forma mediada, abordando assim o instrumento e o signo, a linguagem e o pensamento e o aprendizado na criança.
Portanto, o presente trabalho tem assim por objetivo, uma reflexão sobre os principais conceitos da abordagem sócio-histórica, relacionando a educação como influenciadora do processo evolutivo da criança.

[...] Assim para que o aprendizado desperte os processos internos do desenvolvimento, é necessário que a criança interaja em seu ambiente social e coopere com seus companheiros, internalizando esses conhecimentos externos a fim de que ocorra seu desenvolvimento individual CONCLUSÃO Diante dos conceitos abordados nesta primeira unidade, podemos concluir que, saber como a criança pensa e como ela socializa esse pensamento, seja por meio da linguagem verbal ou outro símbolo. É fundamental na preparação de professores conscientes e atuantes na transmissão do conhecimento para seu alunos, está a par do processo de desenvolvimento por qual ele está passando, podendo trabalhar [...]


[...] A criança que fala sozinha, em uma linguagem egocêntrica encontra-se neste processo de internalização da fala socializada(para Vigotsky) .ou socialização de um pensamento lógico(para Piaget) Uma coisa, no entanto é certa: Estamos em constante aprendizado e nossa linguagem acompanha a evolução do nosso pensamento e vice-versa, de maneira gradual concomitante Como a criança aprende? Para se entender as relações entre o processo de desenvolvimento e a capacidade de aprendizado das crianças, houve a necessidade de determinar duas zonas desenvolvimento proximal. [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas