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Um novo olhar sobre a criança adotada

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
pedagogia

Informações do trabalho

Tania Cristina R.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
7 páginas
Nível
Para todos
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Fatores Relevantes
  2. Relatos de Duas Lindas Princesas
  3. Intervenções

Em lares com crianças adotivas onde paira a atmosfera de segredo quanto à adoção gera insegurança e desconfiança, além de afetar o desenvolvimento da personalidade pode influencia no desenvolvimento da aprendizagem. Com a revelação do passado podemos saber o motivo de uma criança apresentar dificuldades na escola e achar um profissional adequado para ajuda-la, lembrando que vários ambientes interfere sobre os problemas escolares, e o problema de aprendizagem.
Com um olhar psicopedagógico vamos buscar meios de intervenção no processo do desenvolvimento cognitivo da criança adotiva.
O tema adoção é vasto e carregado de emoção.
A criança adotiva, como qualquer outra, pode ou não apresentar problemas de aprendizagem, mesmo porque sabemos que podem ser múltiplos os problemas. Videla (1999) enfatiza que o saber é inconsciente, como a história do passado de uma criança adotada, enquanto que o conhecimento é consciente, como as informações oferecidas pelos pais adotivos, e os dados registrados no processo da adoção existente no Juizado. Quando o saber de uma criança não coincide com o conhecimento que tem da realidade, forma-se uma contradição perigosa. Essa contradição transmite à criança a sensação de que a aprendizagem é perigosa, podendo produzir culpa o fato de querer saber, inibindo assim, sua atitude de conhecer. O desejo de aprender se fertiliza por meio da curiosidade autorizada, que em alguns casos, está ausente na criança adotada.

[...] ?Atualmente, todos os pesquisadores competentes são de opinião de que ainda faltam provas concludentes sobre a hereditariedade de capacidades mentais.? (S.B. Sarason). As ações e reações de uma criança representam a tentativa de criar uma relação útil e produtiva entre ela e o meio, seja pelo ajustamento da criança ao meio, seja pela adaptação do meio a criança. Tais ajustes podem envolver uma ação simples com o ato reflexo de afastar a mão do calor do fogo, ou ações tão complexas como as de um jovem que deseja adquirir prestigio junto aos membros de seu grupo. [...]


[...] Já o caso não foi levado em consideração um dos fatores fundamentais, que são os fatores orgânicos, neste caso o processamento auditivo central não foi investigado, pois os profissionais que a atenderam olharam somente o fato de ser adotada e ter sues traumas emocionais, ignorando possíveis patologias que interferem diretamente na aprendizagem. Intervenções Podemos pensar na hereditariedade, crianças adotivas trazem em seus gens o que herdou de seus pais biológicos, há violenta discussão neste assunto. Uma parte dos cientistas responsabiliza fatores genéticos por determinadas características (como inteligência) e outros afirmam que o ambiente (aprendizagem e experiência) permite formar características psicológicas. [...]


[...] Organização prévia da tarefa: para independizar o aprendente é importante descriminar o estímulo da aprendizagem Graduação: deve ser correta para o sujeito possa efetuar por si mesmo a assimilação do elemento novo no contexto de redundância que evite qualquer confusão, utilizando recursos e os estímulos mais aptos em cada caso Auto-avaliação: apenas quando o sujeito souber de antemão o que é que está tentando adquirir, poderá auto-avaliar seu rendimento ao finalizar cada sessão Historicidade: construir uma memória, resgatando, retendo e integrando os momentos do tratamento, havendo continuidade histórica do tratamento há garantia Informação: é preciso observar as informações que serão passadas para o sujeito para que possa aplicar suas estruturas cognitivas em um nível da realidade. [...]

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