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Violência nas escolas

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
PÓS...

Informações do trabalho

JUSSARA SILVANA R.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
23 páginas
Nível
Para todos
Consultado
4 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. O que é violência
    1. Manifestações de violência
    2. A interferência de grupos externos
    3. Depredação escolar
    4. Brigas e agressões entre alunos
    5. Outros fatores associados à violência
    6. Violência nas escolas, até quando?
  2. Violência e indisciplina: os problemas na escola
    1. Níveis de indisciplina: que também podem gerar a violência
    2. Causas da indisciplina
  3. A influência da mídia em relação à violência
  4. Metodologia
  5. Análise de dados

A violência é um elemento estrutural das civilizações e como tal, participa da própria constituição e organização das sociedades. Sob este ponto de vista, constitui um aspecto essencial da formação social. Apresenta, todavia, contornos e modos específicos de manifestação no âmbito social.
?Violência?, um dos maiores problemas enfrentados nas escolas. Quais serão as suas causas e conseqüências? E qual a influência da mídia?
O assunto abordado neste projeto, ?violência nas escolas?, constitui-se num dos maiores problemas enfrentados pelas autoridades da segurança e da educação. Diariamente acontecem agressões ou ameaças a professores e funcionários e a alunos, agressões essas, que acabam criando um clima de terror nas imediações das escolas, afastando crianças e educadores e comprometendo a formação dos jovens que não podem pagar para receber com segurança ensino de qualidade.
É muito importante trabalhar este tema com as crianças, adolescentes e jovens, pois a violência entre os alunos é muito alta. Hoje, a violência está estampada nos grandes centros do nosso país e se apresenta de diferentes formas. Por isso, é mais fácil se falar de violência no plural, ou seja, a violência urbana, a policial, a familiar e a escolar.
Devemos trabalhar muito sobre esta problemática com nossos alunos porque, sem dúvida, a violência está muito presente nos relatos de educadores, pais e também alunos. É necessário salientar a importância do tipo de comunicação entre aluno e professor e a necessidade de mais estudos nesta área que poderão facilitar a compreensão da realização do desempenho dos alunos reduzindo o uso de drogas e a violência no âmbito escolar.
Sendo assim, o objetivo principal desta pesquisa foi o de compreender as causas e conseqüências da violência nas escolas. Para isso utilizou-se da pesquisa bibliográfica sobre o tema ?violência nas escolas?, buscando identificar fatores que contribuem para o aumento da violência nas escolas e o que é violência, assim como analisando as questões de indisciplina, que se constituem num fator que também faz com que ocorra a violência nas escolas, e conhecendo a influencia da mídia em relação à violência no âmbito educativo.
A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa contou com dados bibliográficos e pesquisa de campo. Sendo os dados bibliográficos foram buscados na bibliografia geral disponível sobre o assunto. E, os dados da pesquisa de campo, coletados junto à Escola, através da pedagoga, dos professores e pais de alunos.
Para a elaboração da pesquisa bibliográfica utilizou-se com referência os seguintes autores: AQUINO (1999), AQUINO (1996), FERREIRA (1999) e LUCINDA (1999).
Sendo que o primeiro capítulo desta pesquisa bibliográfica traz o conceito de violência com suas manifestações e interferências de grupos externos, assim como aborda questões sobre a depredação das escolas, brigas e agressões entre alunos, como relata outros fatores associados à violência, questionando-se até quando a violência vai durar.
O segundo capítulo aborda a violência e a indisciplina, com os problemas na escola, mostrando os níveis de indisciplina, que também podem gerar a violência, assim como as causas da indisciplina.
O terceiro capítulo aborta a influência da mídia em relação à violência.
No quarto capítulo são apresentadas as metodologias utilizadas para a realização desta pesquisa.
E o quinto e último capítulo são relatadas a análise dos dados obtidos com a pesquisa de campo realizada na escola para a verificação junto aos dados bibliográficos.
Nas considerações finais são apresentados os ganhos obtidos com a presente pesquisa na vida da acadêmica, bem como as possibilidades de continuação desta pesquisa.

[...] Ainda este mesmo autor cita que não são as leis que são importantes para tentar solucionar uma mudança nas escolas. Os educandos também tem uma grande necessidade para que ocorra um mudança, pois o convívio escolar está cada vez menos povoado por valores de respeito, tolerância e solidariedade, e estes valores são de suma importância e podem orientar a educação para a valorização da vida. Segundo AQUINO: Falar alto, correr, rir, brincar, entrar e sair de lugares sem permissão, questionar uma decisão da autoridade são exemplos mais comuns do que chamamos de indisciplina dos alunos. [...]


[...] Um dos fatores associados às manifestações de violência nas escolas é a negligência com os prédios escolares, e hoje, são muitas as escolas públicas que se encontram em péssimas condições físicas, tais como, prédios mal iluminados, quadros-negros destruídos, mobiliários sem manutenção, banheiros pichados e sem condições de higiene, essas são algumas das evidencias da desvalorização da escola e do público. Prédios nestas condições, sem conservação são, sem dúvida, um convite à maior depredação e violência. Segundo LUCINDA et. all (1999, p.43): descuido com prédios sugere uma terra de ninguém, uma terra sem dono que pode ser ocupada por aquele que tem força e coragem para fazê-lo?. [...]


[...] E o segundo enfoque foi de cunho analítico, tendo como objetivo identificar fatores que contribuem para o aumento da violência nas escolas e o que é violência assim como analisar as questões de indisciplina, que se constituem num fator que também faz com que ocorra a violência nas escolas e conhecer a influencia da mídia em relação à violência no âmbito educativo. Para a realização do segundo enfoque aqui apresentado a coleta de dados utilizou-se de questionários direcionados à Pedagoga da Escola, aos Professores e aos Pais de alunos da escola pesquisada. [...]

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