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Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Data de Publicação
12/06/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
fichamento
Número de páginas
4 páginas
Nível
Especializado
Consultado
7 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus

  1. Fichamento
  2. Conclusão

O autor procura através desse livro estruturar um pouco mais as proposições sobre o ensino de gramática nas diferentes áreas (lingüística e pedagógica sobretudo).
Trata de uma nova abordagem do ensino da Língua Portuguesa baseada no ensino de uma gramática reflexiva e não descritiva.
(18) Segundo Travaglia, para entender os objetivos do ensino de língua materna, podemos classificar: a competência textual, a capacidade formativa, a capacidade transformativa e a capacidade qualificativa.
(17 a 22) Sobre as concepções de linguagem o autor acredita ser de máxima importância a maneira como o professor concebe a linguagem, e a língua. Cita como concepções: a linguagem como expressão do pensamento; a linguagem como instrumento de comunicação, como meio objetivo para a comunicação e a linguagem como forma ou processo de interação.
Segundo o autor, é possível fazer tal ensino através de atividades que levem o aluno a explicitar fatos da estrutura e do fundamento da língua.

[...] Dentro da própria gramática existem outras formas de linguagem que não interessam diretamente ao professor de Português, entretanto há três competências, uma relação de construtividade, que faz admitir que as competências gramatical e textual têm uma natureza discursiva para poderem funcionar internacionalmente na comunicação. No ensino da gramática, a maior parte do tempo das aulas é gasta no aprendizado e utilização dessa metalinguagem, que não avança pois, ano após anos e insiste na repetição dos mesmos tópicos gramaticais, levando o aluno a desinteressar da matéria, pôr causa da repetição nas séries seguintes do mesmo conteúdo. [...]


[...] descritivo que em como objetivo mostrar como a linguagem funciona e como uma determinada língua funciona; o ensino produtivo, que tem como objetivo ensinar novas habilidades lingüisticas, que quer ajudar o aluno a estender o uso de sua língua materna mais eficiente, sem alterar os padrões que o aluno já adquiriu. Segundo o autor, todos sabem que existe um grande número de variedades lingüisticas mas, que as tradições costumam tachar os usos característicos de cada variedade como certos ou errados. [...]

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