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A importância da interpretação de enunciados no processo de ensino e aprendizagem

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
52 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
    1. A utilização do texto como objeto de aprendizagem
    2. A interação entre a escrita e a leitura
    3. Concepções da leitura e escrita
    4. Concepções da linguagem
    5. Conceito de leitura
    6. Atividades de leitura na escola
    7. Língua e pensamento
    8. Que é compreender um texto?
    9. A utilização dos textos e sua importância na interpretação do enunciado de matemática
  3. Metodologia
    1. Física
    2. Física
    3. Física
    4. Matemática/química
    5. Matemática
    6. Matemática
    7. Matemática
  4. Conclusão

Esta monografia teve por objeto de estudo a importância da interpretação de enunciados para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e análise crítica, tendo por modelos os exercícios avaliativos aplicados em classes de Ensino Médio, dos colégios de s.José.
Os modelos foram escolhidos de forma aleatória sendo das disciplinas de Matemática, Física e Língua Portuguesa.
Baseados em teorias de Ezequiel T. Silva, Martinez, Samira Chalhub, Magda Soares e outros sobre linguagem, escrita, leitura e interpretação, bem como nos exercícios pesquisados pode-se chegar à conclusão que o aluno tem dificuldade em interpretar enunciados porque não se apropria da língua materna, não consegue relacionar suas respostas com o mundo em que vive. Os enunciados, por sua vez, precisam ser elaborados de forma a proporcionar ao aluno esta inserção, contextualizando-o com o assunto e a prática. Os professores devem estar cientes que a leitura tem importância fundamental para qualquer disciplina, pois a maior parte das propostas de trabalho e dos enunciados são transmitidos por escrito. Por isso, além de bem elaborados, devem ser enriquecidos com prévia leitura, dando o verdadeiro sentido às palavras.

[...] GHIRALDELLI acrescenta que a leitura era considerada, pelo Movimento Operário da Primeira República, ?como uma necessidade tão importante quanto à jornada de trabalho de 8 horas ou qualquer outra reivindicação sindical da época? (1985,p.03) Concepções da leitura e escrita Pesquisas de Emília Ferreiro demonstram que leitura e escrita, como objetos culturais do conhecimento, são também adquiridas por um processo de auto-construção no confronto e na interação da criança com seu meio. Uma postura que o professor deve ter é a de desafiar o pensamento, estimulando a criança através de jogos, brincadeiras e atividades concretas, de forma a propiciar aos seus alunos, atividades vivenciadas, ricas e dinâmicas de leitura e escrita, oferecendo material variado, livros de histórias, jornal, revistas, papel, lápis, tintas e outros. [...]


[...] Assim, o aluno não precisa apenas de bons enunciados para resolver seus exercícios mas sim de conhecimento e inter-relação deste conhecimento com o mundo que o cerca Questão 2 - Física As bicicletas possuem uma corrente que liga uma coroa dentada dianteira, movimentada pelos pedais, a uma coroa localizada no eixo da roda traseira, como mostra a figura. O número de voltas dadas pela roda traseira a cada pedalada depende do tamanho relativo destas coroas. - Em que opção abaixo a roda traseira dá o maior número de voltas por pedaladas? [...]


[...] Neste sentido, busca-se com este estudo, averiguar a importância da leitura e formulação de enunciados dentro do processo de aprendizagem DESENVOLVIMENTO 2.1 A utilização do Texto como Objeto de Aprendizagem Sabe-se que a escrita é a forma como acontece a maioria dos ensinamentos, sejam eles de quais disciplinas forem. Os conteúdos geralmente são repassados aos alunos através de textos. Conforme afirma MARTINEZ, o processo de produção/ leitura de textos implica o domínio de um conjunto interligado de habilidades que envolve não só o conhecimento lingüístico e textual como também um conhecimento extra-lingüístico ou ?visão de mundo? partilhada pelos interlocutores desse ato comunicativo que é o texto (1994:p.79). [...]

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